Em quais horários a energia é mais barata? Conheça a Tarifa Branca

Adesão à tarifa pode ajudar a economizar em até 15% do valor da fatura de energia elétrica mensal

Anúncio


Em quais horários a energia é mais barata? Em tempo de preços nas alturas toda economia é bem-vinda. Confira hoje, no Guia do Ex-Negativado, e saiba mais sobre os valores vigentes e como contratar.

A energia elétrica aumentou significativamente nos últimos anos. Sendo um item essencial para o bem-estar, segurança e até mesmo alimentação, ela é indispensável.

Contudo, existem formas de economizar. Uma delas é por meio da Tarifa Branca, que determina horários em que o consumo de energia é mais barato. Abaixo, saiba como funciona.

Em que horários a energia é mais barata?

horários a energia é mais barata
Em quais horários a energia é mais barata? Conheça a Tarifa Branca – Foto: Canva

De modo geral a tarifa padrão não muda ao longo do dia. Dessa forma, o consumo de energia pela manhã tem a mesma cobrança do que aquele à noite.

Contudo, a Tarifa Branca veio para mudar isso. Ela garante ao consumidor que aderir a ela uma cobrança menor de valores pelos horários em que, no geral, há menos consumo de energia pelos consumidores.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, ela aplica uma tarifa maior para o consumo de energia em horário de pico. Com isso, pode se beneficiar quem concentra o maior consumo fora dos horários de pico.

Continua depois da publicidade

Assim, os horários em que a energia é mais barata, para quem adere à Tarifa Branca, correspondem aos horários comerciais.

Nesse caso também existem períodos em que o valor é mais alto, variação que não ocorre com a tarifa tradicional. Na Tarifa Branca é mais caro o consumo entre 18h30 e 20h, embora possa variar.

Quem pode aderir à Tarifa Branca e aos horários em que a energia é mais barata?

Todas as unidades de consumo de baixa tensão. Dentre elas estão as residências, comércios, unidades do serviço público e indústrias, assim como áreas rurais.

Cuidados antes de aderir à Tarifa Branca

Embora essa tarifa permita que existam horários em que a energia é mais barata, nem todos se beneficiam com ela. Afinal, é possível que o valor da sua conta, ao invés de ficar mais baixa, aumente.

Isso porque a tarifa tradicional não tem alteração de valores. Ao longo das 24 horas do dia as taxas são as mesmas. Por outro lado, a Tarifa Branca aumenta os valores em certos períodos e diminui em outros.

Assim, quem tem maior consumo em horário comercial pode se beneficiar. A mesma coisa não acontece com quem concentra maior consumo após as 18h30min.

Dessa forma, para que seja possível se beneficiar de menores valores é necessário conhecer sua rotina de consumo de energia elétrica. Caso ele se concentre nos horários em que a energia é mais barata pela Tarifa Branca, aí então pode ser uma boa ideia aderir a ela.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Dessa forma, clique e confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...