MEI pode receber PIS? Saiba quem recebe abono e direitos do MEI

Confira quem pode receber abono e os direitos do microempreendedor

Anúncio


Curitiba, 15 de março de 2022 – O MEI pode receber PIS? Essa é uma dúvida comum entre os microempreendedores. Por isso, hoje você confere no Guia do Ex-Negativado quais são os direitos do MEI.

A figura do MEI surgiu ainda em 2008, de forma que é bastante recente. Ela criou o microempreendedor individual. Com isso, promoveu a formalização de milhões de brasileiros que trabalhavam de forma informal.

Existem várias vantagens em ser MEI. Dentre elas está o recolhimento unificado de impostos, bem como isenção em vários tributos. Da mesma forma, há acesso ao INSS e outros benefícios. Confira, então, se o abono é um deles.

MEI pode receber PIS?

O MEI não pode receber abono salarial por seu trabalho, em específico, enquanto microempreendedor. Esse é um direito que se limita aos trabalhadores.

Contudo, caso o MEI preste serviços formais paralelamente à atividade de microempreendedor, pode receber o abono. Igualmente, pode recebê-lo caso tenha prestado trabalho a um empregador no ano-base de pagamento do PIS.

Continua depois da publicidade

Em 2022 o ano-base de pagamento é 2020. Por isso, caso o microempreendedor tivesse carteira assinada à época, então pode receber os valores do abono neste ano. Em outras hipóteses, contudo, o MEI não pode receber PIS.

Continua depois da publicidade
MEI pode receber PIS
MEI não pode receber PIS, mas tem direito a outros benefícios – Foto: Canva

O que MEI pode receber?

O MEI tem direito aos benefícios do INSS. Dentre eles, à aposentadoria, à pensão por morte, auxílios de incapacidade temporária ou por acidente e salário-maternidade.

Por outro lado, não possui direitos tais como recolhimentos de Fundo de Garantia ou seguro-desemprego. Afinal, esses são benefícios que decorrem de relações formais de emprego, o que não existe na realidade do MEI.

Então, quem pode receber PIS?

Como esse benefício decorre do vínculo formal de emprego, somente os trabalhadores com carteira assinada podem recebê-lo.

O PIS é de direito dos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep é o abono dos servidores públicos.

Para recebê-lo, conforme matéria do G1, é necessário preencher uma série de requisitos no ano-base do pagamento, que atualmente é 2020:

  • 30 dias de trabalho formal com assinatura em CTPS;
  • Ao menos 5 anos de inscrição no PIS;
  • Remuneração de até dois salários mínimos;
  • Constar na RAIS do empregador.

Como conseguir dinheiro para o seu negócio [Micro e Pequenas Empresas]

Veja como conseguir dinheiro para montar ou desenvolver o seu negócio. Conheça as principais fontes de recursos, como bancos públicos, privados, de fomento e também fontes alternativas, através de investidores e empréstimo coletivo.

Uma grande dificuldade para quem está querendo começar um novo negócio ou até mesmo para quem já é empreendedor, certamente, é obter recursos financeiros.

Seja para compor o capital de giro, investir em estoque, marketing, equipamentos modernos, contratar serviços especializados ou aumentar sua equipe, a necessidade de se obter um “dinheiro barato”, “rápido” e com excelentes condições de pagamento, pode até parecer sonho

Porém, saiba que isso é possível e existem diversas opções, até mesmo a fundo perdido (sem necessidade de devolver o dinheiro). Assista o nosso Podcast e adquira conhecimentos valiosos!

Empréstimos e financiamento para pequenas empresas: Podcast sobre captação de recursos – Parte 01

Veja como conseguir dinheiro para montar ou desenvolver o seu negócio.

Carregando comentários aguarde...
...
...