Anúncio

Azaléia gosta de ficar dentro e fora de casa; é só cuidar direitinho

Aprenda um pouco mais sobre essas flores e sua forma de cultivo!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Cuidar de plantas é uma terapia para muitas pessoas, tranquilizam e criam uma rotina para quem as cultiva, além de trazerem outros benefícios, como umidificar e purificar o ar, diminuir a temperatura ambiente, decorar os jardins e a casa, colorir e dar vida aos lugares, por conta disso, hoje, quarta-feira, 30/12, aqui no Horta e jardim & Cia você verá como cuidar de flores azaléia direito!

Continua depois da publicidade

Veja também: 5 plantas que atraem energias positivas: veja quais são e deixe sua casa mais harmônica

Conheça a Azaléia e como cuidar delas

Primeiramente, a Azaléia é uma planta muito conhecida e cultivada nos lares brasileiros. Desse modo, isso se deve muito a grande variedade de cores e tamanhos disponíveis, atendendo a múltiplos gostos, para enfeitar varandas e jardins.

Continua depois da publicidade
Azaléia gosta de ficar dentro e fora de casa; é só cuidar direitinho.
Azaléia gosta de ficar dentro e fora de casa; é só cuidar direitinho. Foto: Canva Pro.

A planta é nativa de muitos países europeus, asiáticos e americanos, mas a sua maioria provém de países ocidentais. O significado de seu nome significa “alegria de amar”, o que combina com as cores vibrantes e bonitas que possui. A sua principal origem vem da China e Japão, típicas de climas temperados e subtropicais, com floração na primavera e de ciclo de vida perenes.

As variedades de azaléia são bastante adversas, com algumas que alcançam 1,80 metros de alturas. Enquanto outras formam pequenos arbustos de 60 centímetros, realmente bem diferentes e por isso deve-se analisar bem qual muda você está levando para casa.

Então, confira alguns cuidados para se ter com essas belas flores:

Solo

As condições de solo mais ideais para as Azaléias são: solos mais ácidos, variando de 4,5 a 6; bem drenados, não encharcados. Caso o substrato seja mais alcalino, aplique fertilizantes ou materiais orgânicos com características acidificantes.

Azaléia gosta de ficar dentro e fora de casa; é só cuidar direitinho.
Azaléia gosta de ficar dentro e fora de casa; é só cuidar direitinho. Foto: Canva Pro.

Quanto à irrigação, garanta que ele esteja sempre úmida. Além disso, uma dica é colocar um palito de madeira para checar a umidade da terra, sempre que o palito estiver seco, regue novamente. No entanto, não encharque.

No caso de azaleias cultivadas em vasos, troque a terra a cada 2 anos por uma nova. Dessa forma, optando para fazer isso quando as flores delas já estiverem caindo ou no outono.

Iluminação para azaléias

Essas flores se dão melhor em ambientes de meia sombra, tanto que elas se desenvolvem melhor no outono e primavera. Sendo assim, épocas com luminosidade do sol direta menos intensa, ocorrendo menos queimaduras devido excesso de sol como geralmente acontece no verão. Mesmo no período de floração, mantenha a planta na condição de meia luz.

Azaléia gosta de ficar dentro e fora de casa; é só cuidar direitinho.
Azaléia gosta de ficar dentro e fora de casa; é só cuidar direitinho. Foto: Canva Pro.

Regas

As azaleias gostam de solo úmido, e se suas folhas estiverem amareladas ou secas, é um indicativo que precisam de água. Sendo assim, para as plantas jovens, faça a irrigação mais generosa. Então, caso as plantas ficarem em ambientes internos ou vasos, molhe-as bem pouco pela manhã, contudo, o ideal para uma planta adulta é regá-la semanalmente.

Fertilização

Realize uma reposição dos nutrientes por meio de fertilizações quinzenais, sendo que esse adubo ou fertilizante precisa ser diluído.

Por fim, gostou de aprender como cuidar de flores azaléia? Desse modo, se você gosta de ler artigos como esse, acompanhe nosso site!

Veja também: Saiba como plantar jabuticaba no vaso pelo caroço com 5 dicas infalíveis

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...