Anúncio

Quer sua zamioculca radiante e cheia de folhas? Saiba qual é o substrato ideal e como usar

Aprenda a fazer o melhor substrato e tenha uma zamioculca mais saudável

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 05 de setembro de 2022, por Greison Fiel — Você tem uma zamioculca em casa? Caso tenha, aprenda qual é o substrato ideal para zamioculca? Veja aqui no blog Horta Jardim & Cia do Folha GO a decoração de sua casa ficará ainda mais bonita com o verde da zamioculca.

Continua depois da publicidade

Qual é o substrato ideal para zamioculca?

A zamioculca, por necessitar de poucos cuidados, é ideal para os iniciantes na arte de cultivar plantas. Seu verde brilhante prende a atenção e combina com quase todos os ambientes, mas cuidado, o banheiro tem muita umidade, assim, não é um bom lugar para ela.

Continua depois da publicidade

Melhor lugar para se colocar sua zamioculca

Qual é o substrato ideal para zamioculca?
Qual é o substrato ideal para zamioculca? – Imagem: Canva

A zamioculca aprecia a luz, porém, não a deixe exposta diretamente ao sol, pois a exposição direta pode ocasionar queimaduras à planta. Portanto, elas podem ficar na sala, no quarto, na cozinha, o fundamental é receber quantidade suficiente de luz natural.  Ela é uma planta tropical, e ambientes frios não são adequados para ela, o frio, ocasiona o aparecimento de manchas em suas folhas.

É necessário ter um cuidado especial quanto à rega e a drenagem do vaso de sua zamioculca, pois apesar de gostar de ambientes úmidos, a planta não pode receber muita água. Folhas amareladas e caules amarronzados são sinais de que há demasiada água.

Tem que ser trocada de vaso

A zamioculca tem crescimento lento, logo, não é necessário que seja trocada de vaso por um longo tempo, em geral, o tempo adequado para a troca é quando o vaso der sinais de não comportar mais a planta. Opte um vaso com tamanho adequado para a planta, ela é de porte pequeno, podendo atingir 1 metro.

O substrato ideal

A zamioculca é caracterizada por possuir raízes grossas e rizomas em formato de batata, por causa disso, precisa de um substrato específico. Seus rizomas armazenam água em quantidade suficiente, então, elas não se dão bem em solo encharcado.

Então o substrato ideal deve ser soltinho, necessita ser bem arejado e com ótima drenagem para evitar que haja acumulação de água. Pode-se usar, para fazer o substrato para a zamioculca, cascas de pinus, pedaços de carvão, fibra de coco e serragem e misturá-los à terra.

Quais intervalos deve adicionar ao substrato

Em intervalos regulares (cerca de três meses), pode-se adicionar ao substrato um adubo mineral ou orgânico para reposição dos nutrientes, ao optar por um mineral, escolha o do tipo NPK (10% de nitrogênio, 10% de fósforo e 10% potássio). Para plantar sua zamioculca, use um vaso com furos no fundo.

Por fim, acrescente argila expandida e uma manta permeável, própria para drenagem, somente após ser feito o sistema de drenagem que você irá colocar o substrato no vaso. Com esse substrato, simples e fácil de fazer, e com os devidos cuidados, principalmente em relação à rega, você terá em casa uma zamioculca com mais brilho, sempre encantando com seu verde característico.

Carregando comentários aguarde...
...