Anúncio

Aprenda a cultivar Batata Baroa sem utilizar agrotóxico

Saiba como cultivar essa deliciosa variedade de bata em sua casa de forma saudável e em ambientes com pouco espaço!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Duque de Caxias, 08 de junho de 2022, por Raiane Melo — Você já consumiu ou conhece uma variedade de Batata chamada Baroa? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como cultivar Batata Baroa sem utilizar agrotóxico, de uma forma simples e muito fácil. Além de ser muito utilizada no preparo de receitas deliciosas, saiba que o cultivo dessa variedade de batata pode ser realizado em vasos, não havendo a necessidade de ter um jardim para cultivá-la.

Continua depois da publicidade

Aprenda a cultivar Batata Baroa sem utilizar agrotóxico

Popularmente conhecida como mandioquinha, a Batata Baroa tem o seu lugar à mesa. Por isso, não é de se estranhar a vontade de cultivá-la em casa.

Porém, para que o seu cultivo seja um sucesso, é necessário adotar algumas técnicas de manejo que possibilitam produzir um caule saboroso, macio e que cozinhe bem. Veja abaixo, o passo a passo de como cultivá-la da maneira correta.

Continua depois da publicidade
Batata Baroa sem agrotóxico
Aprenda a cultivar Batata Baroa sem utilizar agrotóxico. Foto: Canva Pro

Leia também: Veja como usar a zamioculca para decorar sua casa e dar vida dentro de casa

Escolha bem o vaso

Para plantar batata baroa em vaso, você vai precisar escolher um que contenha furos no fundo. Além disso, ele precisa ter pelo menos cinquenta centímetros de profundidade, altura e largura para que a planta consiga crescer livremente.

Compre as mudas de Batata Baroa

Por ser muito sensível, para iniciar o cultivo da Batata Baroa o ideal é começar com mudas em estacas, ou seja, utilizando caules da batata que já contém brotos e que geralmente, são encontradas em hortos ou lojas online.

A técnica de colocar a raiz na água não se aplica para a Batata Baroa. Isso porque, ao tentar fazer esse processo, suas raízes ao invés de crescerem normalmente, elas irão apodrecer e levar a morte da planta.

Adube parte da terra

Para a plantação, você pode utilizar como adubo, algumas cascas de bananas. Para fazê-lo, basta misturar as cascas ou a farinha de banana junto com terra dentro de um recipiente. Feito isso, espere pelo menos uma semana para que possa ser utilizado.

Prepare o vaso 

Agora que você já tem o vaso, o adubo e o broto, antes de plantar, será necessário preparar o recipiente. Para prepará-lo, pegue o vaso, e em seguida, adicione três centímetros de pedra de argila para fazer a drenagem.

Logo após, misture à terra adubada com a areia e preencha o vaso com elas. Depois, é só umedecer à terra e posteriormente, colocar a muda. No entanto, quando for fazer o plantio, evite enterrar as folhas e as mantenham para fora do vaso.

Adube à terra periodicamente

Para ter uma plantação de mandioquinha saudável, é necessário adubar à terra periodicamente. Sendo assim, durante o processo de crescimento, o adubo ideal é o húmus de minhoca que podemos encontrar na internet ou em lojas de jardinagem.

Por ser bem forte, o adubo de húmus de minhoca só precisa se depositado ao solo uma vez no mês ou quando a planta começar a ficar opaca. Além disso, lembre-se de acompanhar o desenvolvimento.

Regue com frequência sua Batata Baroa

Por fim, saiba que a Batata Baroa se adapta melhor em solo úmidos. Por isso, será necessário regar o solo com frequência, principalmente em dias quentes. Porém, tome cuidado para não encharcar as raízes e acabar afogando sua planta.

Batata Baroa sem agrotóxico
Aprenda a cultivar Batata Baroa sem utilizar agrotóxico. Foto: Canva Pro

Sugestão  de leitura

Quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Aprenda a cultivar hortelã em casa e deixar bem cheia com essas dicas importantes

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...