Anúncio

Aprenda agora como germinar sementes de vinca em canteiro! Veja como não tem segredos

Veja o jeito correto para germinar sementes de vinca em canteiro

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Armação dos Búzios, 03 de setembro de 2022, por Greison Fiel — As vincas são flores charmosas. Contudo, quando o assunto é plantá-las, muitas pessoas desistem por não saber como germinar sementes de vinca em canteiro.

Continua depois da publicidade

Mas, se é o seu caso, não desista! Veja aqui no blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, dicas que vão te ajudar.

Como germinar sementes de vinca em canteiro?

Por serem muito versáteis, as sementes de vincas podem ser plantadas em vasos permanentes, temporários ou até sementeiras. Contudo, esse não é o único critério para fazer com que elas cresçam fortes. Então, veja outros pontos necessários.

Continua depois da publicidade

Prepare à terra da forma correta

Como germinar sementes de vinca em canteiro?
Como germinar sementes de vinca em canteiro? – Imagem: Canva

O solo é um dos fatores mais importantes para a semente vingar. Afinal, eles que fornecem as vitaminas necessárias para as plantas se desenvolverem. Logo, quando for preparar à terra, siga sempre siga essas proporções:

  • 1/4 de terra comum de jardim;
  • 1/4 de areia vermiculita;
  • 2/4 de adubo.

Quanto ao adubo, você pode optar pode versões prontas, que vendem em lojas de jardinagem ou fazer em casa com casca de banana, ou esterco. Às duas opções são bem eficazes. Então, sinta-se à vontade para escolher a melhor para você.

Continua depois da publicidade

Cuidado com a profundidade

Para que uma semente germine, ela precisa ter contato com a luz solar, mas na medida correta. Então, quando for enterrar as sementes, cuidado para não as deixar no fundo do vaso.

Para fazer o processo correto, basta colocar as sementes na superfície e depois, jogar um pouco de terra por cima. Assim, você consegue fazer com que elas absorvam as vitaminas necessárias da luz solar, mas sem ter ressecamentos.

As regas precisam ser na medida certa

Para que a semente germine, ela precisa de água. Entretanto, o excesso de regas é prejudicial. Para fazer conquistar o famoso equilíbrio, coloque a ponta do dedo no solo e se ele estiver quase seco, significa que está na hora de molhar um pouco.

Tente fazer o processo de rega sempre com auxílio do borrifador. Dessa forma, você vai conseguir controlar melhor a quantidade de água, evitando assim, que o solo fique encharcado.

Todos os detalhes importam

Caso as sementes tenham sido plantadas em um local temporário, o último passo é fazer o transporte dela para um lugar fixo. Logo, quando for fazer esse processo, escolha um vaso ou canteiro que tenha um bom sistema de drenagem.

Por que a drenagem é importante?

Um sistema adequado de drenagem faz com que a planta absorva o que é necessário, dessa forma é expila o que não vai precisar. Ou seja, ele ajuda a facilitar a saída da água que restou.

Como fazer um bom sistema de drenagem?

Por fim, para fazer um bom sistema de drenagem, você pode colocar algumas pedras, areia de construção ou até pedaços de cerâmica no fundo do vaso. Depois, é só cobrir com areia e fazer o processo de plantação comum.

As 5 PLANTAS mais FÁCEIS de cuidar para você ter em CASA

Carregando comentários aguarde...
...