Anúncio

Como enxertar limão siciliano? Aprenda todas os passos do processo

Saiba como realizar esse tipo de enxertia que permite produzir frutos em menos tempo!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Ponta Grossa, 08 de junho de 2022, por Kethlyn Bukner ─ Está com vontade de cultivar deliciosos limões sicilianos em seu quintal? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar como enxertar limão siciliano para produzir frutos em menos tempo.

Continua depois da publicidade

Originário da região da Sicília na Itália, essa espécie é considerada maior que os outros limões (como o Taiti por exemplo), e possui uma casca bem amarelada e um sabor bem mais suave. Vale lembrar que o Limão Siciliano é perfeito para fazer sucos e sobremesas.

Continua depois da publicidade

Como enxertar limão siciliano

A enxertia é uma técnica que te permite conseguir frutos bem mais cedo do que a técnica de estaquia (aquela em que se pega um galho para plantar diretamente na terra). Consiste em fazer uma espécie de “cirurgia” na planta na qual se abre uma fenda no galho de uma planta adulta (chamada de cavalo) para fincar nele o galho de outra planta também adulta (chamada de cavaleiro), formando assim uma única planta.

Continua depois da publicidade

Ou se une duas plantas de duas espécies diferentes para obter assim uma terceira planta com características das duas.

Ao contrário do que muitos pensam, a enxertia é uma técnica superantiga. Estima-se que tenha pelo menos uns 4000 anos. Essa técnica permite que as plantas deem frutos mais cedo, pois não precisam passar pela fase de juventude e desenvolvimento que uma planta recém-plantada na terra precisam.

Como enxertar limão siciliano
Como enxertar limão siciliano? Aprenda todas os passos do processo. Foto: Canva Pro

Leia também: Feng Shui plantas para sala: conheça as dicas e técnicas para sua casa

Passo a passo

Embora o limão seja uma fruta cuja semente não é tão difícil de germinar, o desenvolvimento da planta até sua frutificação é bastante demorado. Por isso, esse método irá te ajudar a obter uma frutificação mais rápida, além melhorar a qualidade dos frutos que serão ainda maiores.

Para iniciar o processo, primeiro você deve escolher uma planta de espécie parecida com o limão siciliano (pode ser de outro tipo de limão, ou até mesmo laranja) para ser o porta-enxerto.

Porta-enxerto

Em seguida, escolha um ramo do limoeiro que tenha brotos e encoste na porta-enxerto. Nesse caso, é importante que as duas plantas estejam descascadas no ponto onde se encostam para que os tecidos possam se unir.

Feito isso, você deve amarrar as duas plantas com um filtro plástico, deixando o broto para fora para poder crescer. Após cerca de dois meses já será possível tirar o filtro de plástico.

Contudo, saiba que é recomendável sempre acompanhar o desenvolvimento do broto para saber se está dando certo e se desenvolvendo conforme o esperado.

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...