Anúncio

Entenda os sintomas de excesso de água nas plantas: saiba como evitá-los

Veja alguns sintomas que as plantas demonstram quando há excesso de água, e saiba como evitar esse problema!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 09 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Descobrir os sintomas de excesso de água nas plantas, é algo muito importante para o seu jardim. Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar como funciona o organismo das plantas que demonstram quando há excesso de água no solo, servindo como uma espécie de aviso, para reduzir ou parar temporariamente com as regas.

Continua depois da publicidade

Sintomas de excesso de água nas plantas

Existem sintomas de excesso de água nas plantas que auxiliam os jardineiros a manterem a espécie bem e saudável.

Nesse caso, podemos começar pelo erro mais comum, que é o exagero na rega, causado por pessoas inexperientes. Aliás, saiba que o problema se torna ainda maior, quando não existe drenagem no solo.

Continua depois da publicidade

Além disso, quando há excesso de água na planta, a raiz pode apodrecer e levar à morte da planta. No entanto, esse é um problema fácil de ser resolvido.

Sintomas de excesso de água nas plantas
Entenda os sintomas de excesso de água nas plantas: saiba como evitá-los. Foto: Canva Pro

Leia também: Hortaliças que gostam de sombra e umidade: veja opções ideias para a sua casa

Como identificar o excesso de água

A princípio, uma das formas mais fáceis de identificar o excesso de água na planta, é analisando a coloração da folha. Nesse caso, quando ela estiver amarelada ou verde-clara, isso significa que há um exagero na irrigação.

Além disso, saiba que as plantas não podem possuir alguns pontos marrons em sua estrutura.

Geralmente, isso ocorre quando as raízes estão encharcadas, fazendo com que elas consigam absorver e fornecer os nutrientes necessários para a planta, causando essa aparência.

1. Aparecimento de cogumelos

Esses fungos são bastante característicos e tendem a aparecer quando o substrato está úmido. Além disso, esse também é um problema quando há falta de matéria orgânica no solo.

Mesmo que os cogumelos não causem problema algum para a planta, esse é um indicativo da alta presença de umidade no local. Portanto, quando notá-los no ambiente, busque alternativas para amenizar o problema.

2. As minhocas estão em fuga

Quando chove muito, é comum vermos as minhocas se rastejando pelo jardim. A princípio, esses animais vivem em túneis e são considerados produtores que húmus, que é um adubo orgânico extremamente poderoso para o solo.

Nesse caso, quando há muita umidade e encharcamento do solo, as minhocas buscar respirar oxigênio, saindo de seus buracos para não morrerem afogadas.

3. As folhas estão murchas

Quando as folhas estão murchas demais, esse é um indicativo que ela está com sede, mas também pode sinalizar a dose em excesso de água. Nesse caso, colocar o seu dedo sobre o solo, para entender o problema.

Caso o substrato estiver úmido, significa que existe excesso de água na planta. Aliás, vale lembrar que alguns especialistas apontam que as folhagens ficam meio para baixo, quando há muita água no solo.

Para evitar que isso aconteça, use um pouco de perlita ou areia no local sobre o solo, para absorver a umidade.

Sintomas de excesso de água nas plantas
Entenda os sintomas de excesso de água nas plantas: saiba como evitá-los. Foto: Canva Pro

4. Presença de mofo

O mofo é outro indicativo da presença de alta umidade na planta. Uma das soluções é remover a planta do local e, na sequência, realizar o replantio com todas as condições da espécie.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...