Anúncio

Qual a diferença entre alfazema e lavanda? Entenda mais detalhes sobre cada planta

Saiba como observar algumas características que diferenciam a alfazema da lavanda, mesmo estando juntas!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 25 de abril de 2022, por Michele Azevedo ─ Possui dúvidas ao diferenciar a lavanda da alfazema? Pensando nisso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar sobre qual a diferença entre alfazema e lavanda, demonstrando algumas características que são únicas de cada planta.

Continua depois da publicidade

Afinal, mesmo as espécies sendo muito parecidas em aspectos físicos, elas se diferenciam muito umas das outras, devido as características que vão desde o cultivo, até o seu uso em nosso dia a dia.

Qual a diferença de alfazema e lavanda?

Primeiramente, saiba que existem diversos tipos de lavandas. No entanto, o nome científico da espécie é Lavandula sp. Por outro lado, a alfazema é conhecida pelo nome científico Lavandula Aatifólia, sendo uma variedade específica da lavanda.

Continua depois da publicidade

Além disso, antes de realizar o plantio de cada uma dessaas espécies, é importante saber qual a diferença de alfazema e lavanda. Nesse caso, a principal diferença dessa para as demais lavandas, é o odor que ela possui, que é bastante característico da espécie.

Isso porque, o odor da alfazema é bastante característico e parecido com o da cânfora, sendo mais forte que os demais. No entanto, apesar dessa ser a principal diferença entre as espécies, também não é a única.

Qual a diferença entre alfazema e lavanda? Entenda mais detalhes sobre cada planta. Foto: Pixabay

Leia também: Como cultivar mini rosas em vasos; confira o passo a passo

Sobre a lavanda

A lavanda é uma espécie típica da região mediterrânea. A princípio, existem grandes campos de cultivo da planta na região europeia, principalmente na França.

Além disso, saiba que os componentes presentes na lavanda são terapêuticos e medicinais, sendo comum utilizá-la como um calmante, além de ser benéfica para as disfunções digestivas e alívio muscular.

No Brasil, a lavanda é uma planta popularmente conhecida como erva-cheirosa, erva-de-Nossa-Senhora, entre outros nomes. Geralmente, ela é utilizada para fins medicinais.

Cultivo da lavanda

Para realizar o cultivo da lavanda, é necessário considerar três situações:

  • Clima que ela se adapta;
  • Irrigação;
  • Melhor ambiente para realizar o plantio.

Além disso, saiba que lavanda prefere ambientes com luz solar e o processo de irrigação deve ser feito somente nos primeiros 30 dias do plantio.

Contudo, é importante realizar o cultivo no vaso, colocando-o sempre em um ambiente onde fique exposta por 6 horas de luz solar. Aliás, vale ressaltar que ela se adapta muito bem, em vários tipos de solo.

Sobre a alfazema

A alfazema é uma planta medicinal que ajudar a tratar diferentes tipos de problemas, como ansiedade, depressão, má digestão, entre outros.

Para utilizar a alfazema, basta escolher uma das modalidades: através do chá, óleo essencial ou na culinária.

Além disso, um dos efeitos colaterais causados pelo uso da alfazema, é a sonolência. Isso porque, ela conta com propriedades calmantes e relaxantes. Por isso, lembre-se de não utilizá-la em excesso.

Diferença de alfazema e lavanda
Qual a diferença entre alfazema e lavanda? Entenda mais detalhes sobre cada planta. Foto: Canva Pro

Cultivo da alfazema

A Alfazema é uma planta que mostra resistência ao frio e ao calor. Além disso, o mais indicado é que o seu plantio seja feito em jardins, canteiros ou em ambientes onde tenham grande exposição solar.

Porém, é importante que o ambiente do plantio, também tenha uma boa drenagem.

Isso porque, quando ela é cultivada em solos argilosos, isso faz com que fique sujeita a encharcamento, o que podem acabar matando por excesso de umidade.

Por fim, leia também: Como guardar água da chuva para usar nas plantas em segurança

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...