Você sabe o que são regas de emergência? Entenda o que é e saiba como fazer
Esqueceu de regar as plantas? Conheça essa técnica que te ajuda a reidratá-las de forma rápida e segura!
Rio de Janeiro, 13 de março – Você conhece uma técnica de manejo chamada Rega de Emergência? Para que você entenda melhor sobre isso, o Horta, Jardim & Cia irá explicar o que são as regas de emergência ensinar a como fazê-las da maneira correta, como uma possibilidade de salvar a sua planta, após um longo período sem regas.
Veja abaixo, como utilizar esse método como uma forma de reavivar as suas plantas, a partir de técnicas específicas de regas.
Regas de emergência: o que são e como fazer
Se você gosta de cultivar plantas com certeza já passou pela situação de esquecer de regar. Quando precisamos nos ausentar durante um tempo, ou viajar e não possuímos conhecidos para cuidar da nossa planta, ao voltar encontrar ela murcha e sem vida. Nesses casos, as técnicas de regas de emergência podem auxiliar.
Leia também: Saiba o porquê do pé de abóbora não segurar os frutos
Toda planta tem salvação?
Quando observamos plantinhas secas logo nos perguntamos se conseguimos reverter o quadro. Mas a verdade é quem nem toda planta desidrata pode voltar a ida com um pouco de água.
Chegando em níveis completamente extremos de sede, a planta pode acabar não resistindo. Mas observando a característica das folhas, flores e caule é possível salvar sua amiguinha.
Como saber se minha planta pode ser salva?
Uma forma de perceber se sua planta pode voltar a vida com uma rega de emergência é observar o estado das folhas. Suas características podem, assim indicar se estão apenas desidratadas ou se já morreram.
Visto que as folhas estejam apenas murchas, mas permaneçam verdes, é um sinal de que há a possibilidade de recuperação. Já se a coloração está marrom não é um bom sinal. Ao dobrar as folhas, se for possível ouvir um barulho e ela for despedaçada, é provável que não exista mais esperanças para a planta.
Mesmo as suculentas que são quase impossíveis de desidratar podem morrer de sede. Entretanto, se ao dobrar uma de suas pétalas ouvir um estalo saiba ser o momento de regar sua plantinha.
Como fazer a rega de emergência?
Muitas pessoas acreditam que quando a planta chega no nível extremo de desidratação apenas molhar superficialmente pode resolver. Mas saiba que não é dessa forma que se recupera uma planta com sede.
Quando há um alto nível de desidratação à terra em que está plantada fica completamente seca. Ademais, nessa situação a mesma tende a ficar dura. Para resolver isso a técnica é diferente.
No caso da rega de emergência é necessário encher um balde de água e misturar duas gotas de detergente. Em seguida adicione o vaso de plantas no balde. No entanto, fique atento para a água não molhar além da borda. Deixe em torno de duas ou três horas e observe sua planta reviver.
Dicas para auxiliar sua planta
Para auxiliar sua planta, após a rega siga passos simples para recuperar os nutrientes. Tentando oferecer mais vida a sua amiga. Então, procure tirar as folhas secas. Busque aparar também os galhos que estiverem marrons e quebradiços. Observe se há infestações de fungos, bactérias ou insetos.
Adubar à terra para devolver nutrientes também pode auxiliar a volta da saúde da sua planta. Dessa forma, você pode fazer isso com adubos químicos ou utilizar técnicas como o uso de carvão e pó de ossos.
Leia também: Aprenda como plantar pimentas usando garrafas PET: tenha sempre em casa