Anúncio

Saiba como acabar com formiga na horta: aprenda dicas práticas e baratas

Veja algumas técnicas caseiras, para acabar com esse inseto que consegue devorar um pomar ou uma horta inteira em pouquíssimo tempo!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 09 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Sua horta ou jardim, está infestado por formigas? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá mostrar dicas de como acabar com formiga na horta, utilizando algumas técnicas caseiras que são simples, baratas e muito eficientes.

Continua depois da publicidade

Dessa maneira, você poderá eliminar esses insetos que aparentem serem inofensivos, mas que tem a capacidade de causar um estrago grande em plantações.

Conheça dicas de como acabar com formiga na horta

Embora sejam pequeninas, saiba que as formigas costumam andar em bando e conseguem devorar um pomar ou uma horta inteira, em pouquíssimo tempo.

Continua depois da publicidade

Além de causarem muito prejuízo para em hortas e jardins, elas impedem que os brotos das plantas cresçam, e deixem as mudas frutíferas sem folhas.

No entanto, elas possuem algumas características benéficas para o solo. Isso porque, elas ajudam a aerar o solo e fazer a compostagem. Além disso, as formigas ajudam as sementes a germinarem, sem haver a presença fungos.

Por esse motivo, frequentam todo lugar que possua matéria orgânica, incluindo os lixões, podendo nos transmitir germes e doenças, assim como as baratas.

Contudo, vale lembrar que elas são importantes para a natureza, mas não em grande quantidade na nossa horta. Pois, elas podem acabar fazendo mais mal do que bem. Sendo assim, veja abaixo algumas dicas de eliminá-las de uma forma simples, e com ingredientes que você já possui em casa.

Como acabar com formiga na horta
Saiba como acabar com formiga na horta: aprenda dicas práticas e baratas. Foto: Canva Pro

Leia também: Qual é a melhor época para plantar pepino? Veja algumas dicas de cultivo

Utilizando canela e cravo

Devido ao fato desses temperos conterem um cheiro forte, isso faz com que as formigas se afastem do ambiente onde contém a presença de cravo e canela.

Por isso, saiba que é possível acabar com as formigas na horta, apenas colocando alguns paus de canela e cravos da índia, espalhados pelo solo.

Detergente

Uma outra forma de acabar com formigas na horta, é misturando 200 ml de água com detergente, e em seguida, colocando em um borrifador.

Nesse caso, você deverá passar por toda a região infestada como móveis e frestas, assim como os cantos e também, em torno da sua plantação. Além disso, saiba que o detergentes não fará mal a sua planta, desde que seja pulverizado apenas, e não em excesso.

Vinagre

Uma outra alternativa para acabar com formigas na horta, é usando o famoso vinagre de maçã ou o vinagre branco.

Para isso, você deve colocar a quantidade necessária para a sua plantação em um recipiente com spray, e pulverizar nos locais e nas plantas em  que os insetos costumam atacar.

Saiba como acabar com formiga na horta: aprenda dicas práticas e baratas. Foto: Adobe Stock

Água com alho

As substâncias e o forte cheiro que o alho possui podem incomodar as formigas. Por essa razão, um método de como acabar com formiga na horta é usando este ingrediente.

Para fazer essa solução, coloque em um tacho com água vários dentes de algo triturados e deixe repousando por pelo menos um dia inteiro.

Depois de passar esse tempo, coloque essa mistura ao lume em fogo brando para que a ação tenha mais potência por no mínimo quinze minutos. Após isso, coloque o líquido em um borrifador e aplique nos ambientes que esses insetos estão em maioria.

Quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Saiba COMO FAZER um MINI BOLO VULCÃO para VENDER e como fazer uma RENDA EXTRA com especialistas

Carregando comentários aguarde...
...