Anúncio

Veja o passo a passo para cultivar lichia em vasos: obtenha sucesso facilmente

A melhor forma de cultivar essa fruta suculenta

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2022, por Priscila Lívia — Confira aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO dicas e veja o passo a passo para cultivar lichia em vasos. Agora você pode ter essa fruta em casa de forma mais simples, sem precisar de um jardim. Entenda como realizar essa tarefa de maneira fácil e rápida.

Continua depois da publicidade

Veja o passo a passo para cultivar lichia em vasos: Descubra o segredo sucesso

A lichia é uma fruta que vem da China, pertencendo à mesma família do nosso guaraná. Ela tem uma coloração rosada e um sabor único, bem adocicado. Por isso, é muito usada na culinária, na confecção de doces, sorvetes, geleias e tortas. No Brasil, seu preço costuma ser bem alto, já que é uma fruta majoritariamente importada. Então, tê-la em casa significa economia e a possibilidade de fazer doces únicos.

Continua depois da publicidade

Como plantar a lichia em um vaso de forma adequada?

Veja o passo a passo para cultivar lichia em vasos
Veja o passo a passo para cultivar lichia em vasos — Imagem: Canva Pro

Como o pé de lichia é uma árvore, é sensato que se compre uma muda da planta, porque as sementes podem levar anos até completar a germinação. Além disso, como se espera mantê-las em vasos, a depender do seu espaço, procure por mudas preparadas como bonsais.

Bonsais são fundamentais quando se tem uma casa pequena e ainda há o desejo de cultivar plantas frutíferas. Porém, se você pode acomodar um vaso maior, não há problemas em experimentar a muda normal da lichia.

O solo deve ser preparado com adubo rico em NPK em um vaso com boa profundidade. Além disso, à terra deve ser arrumada de forma que haja uma boa drenagem para que a planta não tenha as raízes apodrecidas pelo acúmulo de poças.

Como cuidar da adubagem e da rega da lichia em vaso?

Nos primeiros meses depois de plantá-la, a rega deve ser feita com certa frequência. Deixe um intervalo de 3 a 4 dias, sem exagerar nas quantidades. Então, vá diminuindo aos poucos até que chegue no ponto de somente regar quando o solo estiver seco.

Quando à adubagem, dê sempre preferência para compostos orgânicos. Se puder, prepare seu adubo orgânico com sobras de comidas e cascas de frutas e ovos. A aplicação deve ser feita, no mínimo, a cada três meses. Assim, a planta sempre terá todos os nutrientes de que precisa para se desenvolver e dar frutos.

Como a lichia pode ser consumida em casa?

Assim como foi dito anteriormente, na culinária, a lichia é um ingrediente apreciado, sobretudo para doces. Por isso, você pode se aventurar a fazer tortas e até mesmo geleias com as lichias da sua muda no vaso.

Entretanto, também é possível consumi-la in natura, como maçãs e laranjas. Afinal, seu sabor adocicado é muito agradável ao paladar. Além disso, o consumo dessa planta ajuda na pressão arterial e tem ações anti-inflamatória e antioxidante.

Sobre as pragas que podem atingir sua planta, assista ao vídeo para saber como solucionar o problema

Carregando comentários aguarde...
...