Anúncio

Aprenda a fazer inseticida com detergente e vinagre de maçã em casa e com segurança

Saiba os segredos caseiros contra insetos

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Afonso Cláudio, 08 de julho de 2022, por Sônia Lopes — Quer saber como fazer inseticida com detergente e vinagre de maçã? Pois bem, veja nossas dicas e aprenda já como ter o melhor produto caseiro para proteger as suas plantas.

Continua depois da publicidade

Cuide de seu jardim sem gastar muito e sem agredir a natureza. Confira hoje, aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, como preparar esse produtinho incrível.

Afinal, como fazer inseticida com detergente e vinagre de maçã? Aprenda já

Inseticidas são uma constante na vida de quem cuidar de hortas, jardins e pomares. Afinal, sempre tem uma praga nova para arruinar todo o cuidado com as plantas. Por isso, é preciso protegê-las das melhores formas possíveis.

Continua depois da publicidade

Como preparar o inseticida com vinagre de maçã e detergente?

Como fazer inseticida com detergente e vinagre de maçã? — Fonte: Canva Pró
Como fazer inseticida com detergente e vinagre de maçã? — Fonte: Canva Pró

Antes de mais nada, procure por misturas caseiras sempre que possível. Em especial, porque elas são mais baratas e ecologicamente corretas. Assim, você preserva tanto a saúde de suas plantas, quanto o ecossistema delas.

Continua depois da publicidade

Use um detergente neutro sempre que possível, pois ele não interfere no equilíbrio do jardim. Misture uma medida dele a duas medidas de vinagre de maçã em meio litro de água. Simples assim, terá a sua mistura pronta para o uso.

A aplicação pode ser feita com o auxílio de um borrifador. Além disso, sempre faça isso no início do dia e no pôr do sol. Assim, as plantas não ficarão com suas folhas queimadas por conta da ação dos raios solares.

Quais são os benefícios dessa prática?

Optar por essa mistura na hora de aplicar um inseticida contribui para o equilíbrio do jardim. Sobretudo, quando suas plantas se beneficiam mais de um PH mais ácida. Contudo, não exagere nas quantidades utilizadas.

Além disso, o vinagre tem propriedade de repelente. Isto é, insetos como moscas e mosquitos ficarão longe das áreas de aplicação. Ademais, as ervas daninhas terão sua população consideravelmente reduzida.

Por fim, o sabão neutro destrói ambientes propícios para pulgões e cochonilhas. Sendo, então, uma combinação muito poderosa para os cuidados de plantas em vasos e plantadas direto na terra.

O que se deve evitar na aplicação da mistura?

Como já foi dito, ela nunca deve ser aplicada nas horas de sol. Afinal, o ácido do vinagre reage com os raios solares queimando as superfícies. O que significa que as plantas teriam suas proteções destruídas em vez de fortalecidas.

Por outro lado, é preciso que seja feita uma pesquisa das plantas que tiver. Conhecer bem o seu jardim é fundamental na hora de usar qualquer produto. Porque você saberá quais são as necessidades específicas de cada uma das suas plantas.

Nunca exagere no uso dessa mistura, mesmo que sua planta precise de mais acidez. Principalmente, porque seu uso pode criar falhas nas proteções do jardim. O ideal que é que você borrife de uma a duas vezes por semana no máximo.

Carregando comentários aguarde...
...