Anúncio

As flores não viram frutos no pé de limão? Saiba agora mesmo o que pode ser

Veja essas dicas para ter muitos limões no seu jardim

Anúncio


Continua depois da publicidade

É muito comum que limoeiros caseiros percam seus frutos assim que as flores desapareçam. Isso pode acontecer por diversos motivos, como doenças, pragas e condições do solo. Pensando nisso, hoje, 17 de fevereiro de 2022 o Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go vai mostrar o motivo pelo qual as flores não viram frutos no pé de limão.

Continua depois da publicidade

O processo de queda do limão

Antes de tudo, é importante entender que esse processo de queda dos limões, chamado de abscisão, é bastante normal em árvores cítricas. Isso porque o limoeiro pode produzir mais flores do que pode fornecer nutrientes, por isso a planta acaba perdendo o fruto imaturo.

Continua depois da publicidade

Em geral, isso pode ser culpa do processo de obtenção das mudas. Quando elas são produzidas a partir de sementes, por exemplo, possuem um período juvenil muito longo, o que faz com que só vegetem e demorem bastante antes de começarem a produzir seus frutos.

Leia mais: A cebola roxa combina com que tipo de receita? Saiba agora e aproveite melhor esse alimento

Outros motivos responsáveis pela falta de frutos nos limoeiros

As flores não viram frutos no pé de limão, Foto: Canva Pro.
As flores não viram frutos no pé de limão, Foto: Canva Pro.

Pragas

Alguns insetos que se alimentam de sucos vegetais podem ser responsáveis pela perda de folhas do seu limoeiro e queda dos frutos. Logo, é importante ficar de olho no aparecimento dessas pragas, sendo as cochonilha-de-placas as mais comuns. Inclusive, outros insetos mastigadores, como formigas, gafanhotos e lagartas também podem causar quedas nos seus frutos.

Doenças

As flores não viram frutos no pé de limão, Foto: Canva Pro.
As flores não viram frutos no pé de limão, Foto: Canva Pro.

Outra praga, um fungo chamado de verrugose, pode atacar diretamente as pétalas da flor do limão, especialmente durante o processo de desabrochamento. Isso faz com que os limões recém-formados caiam e as flores não virem outros frutos.

Portanto, é importante ter bastante cuidado com os períodos de chuva ou irrigação, pois o solo e folhas úmidas são muito atrativas para esse fungo.

Cuidados para que seu limão continue dando frutas

Regas

As plantas cítricas demandam bastante chuva durante o ano, cerca de 900 mm a 1200 mm de chuva. Esse fator é muito importante para que a produção ocorra bem. Por conta disso, para que o limoeiro dê bastantes frutas, é importante distribuir bem as regas, especialmente em períodos de seca.

Solo

As flores não viram frutos no pé de limão, Foto: Canva Pro.
As flores não viram frutos no pé de limão, Foto: Canva Pro.

A terra muito ácida pode ser um dos principais motivos pelo qual sua planta não está sendo tão fértil. Caso o solo esteja muito ácido, aplique cal. Isso porque o limoeiro gosta de solo com pH entre 6,1 e 7,8. Dessa forma, após 7 anos desde o plantio, caso a árvore não comece a dar frutos, é sinal que algo não está bem com a plantinha.

Podas

Os limoeiros podados não necessariamente dão mais frutos, mas podem com certeza produzir frutos maiores. Por isso, enquanto o pé de limão estiver jovem, é recomendado que sejam realizadas podas em qualquer época do ano, exceto em épocas de frio e geadas.

Porém, quando o limoeiro já estiver produzindo frutas, é importante realizar essas podas fora do período de frutificação. Para isso, utilize ferramentas específicas de jardinagem e que estejam bem desinfetadas. Nesse caso, é possível utilizar tesoura de bigorna para galhos finos e lâmina de serra para os mais espessos.

Leia também: Roseira explodindo em flores; veja 3 truques dos jardineiros

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...