Anúncio

Qual a diferença entre Citronela e Capim-santo? Entenda

Saiba como analisar as diferenças de cada planta, para definir qual é cada uma delas!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Consideradas duas plantas muito semelhantes, o Capim-Santo e a Citronela, são muito utilizadas para diversos fins e utilidades. No entanto, devido ao fato da aparência de ambas serem muito parecidas, saiba que há diferenças que nos permitem distinguir cada uma delas. Por isso, hoje 27 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá explicar quais são as diferenças entre a citronela e o capim-santo.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre citronela e capim-santo

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que as duas plantas são da mesma espécie. Portanto, é completamente comum não saber qual a diferença entre citronela e capim-santo. Afinal, é fácil encontrar pessoas que não sabem escolher a planta para o chá da tarde.

Continua depois da publicidade

A citronela, assim como o capim-santo é uma planta nativa da Índia que já se popularizou no Brasil. Mas ainda assim poucos sabem quais são as diferenças entre essas duas ervas. Visto que ambas têm a aparência de um arbusto com suas folhas apontadas para todos os sentidos.

Então, para entender qual a diferença entre citronela e capim-santo, anote. Logo, saiba que a primeira tem um aroma mais parecido com o eucalipto, enquanto a outra planta parece ser mais cítrica.

Citronela e capim-santo
Qual a diferença entre citronela e capim-santo? Entenda. Foto: Canva Pro

Leia também: Guaco é lindo e rende um bom chá: veja como cultivar

Qual a diferença entre citronela e capim-santo?

Primeiramente, saiba que é comum não saber qual a diferença dessas duas espécies, já que as duas parecem uma touceira quando possuem a mesma idade. Mas, a partir do momento que amassa as folhas, o aroma de uma é inconfundível se comparada à outra.

Apesar da aparência, o capim-santo que também é chamado de capim-limão é conhecido por esse nome por causa do aroma cítrico que a planta emite. Aliás, isso ocorre no momento que há a maceração. Ou seja, é fácil de descobrir quando for fazer um chá ou apenas para espalhar o cheiro no ar.

E, para muita gente, esses três nomes referem-se à mesma planta. Contudo, saiba que cada uma delas possui particularidades sobre o clima, o formato e, também, o sabor ao beber o chá.

Utilidades da citronela

Muito conhecida por ser uma planta repelente de insetos, a citronela é famoso pelo seu uso na indústria de aromatizantes, bactericidas e também de cosméticos. Além disso, é uma das principais fontes para produtos de limpeza, voltados para a eliminação de insetos de sua casa.

Citronela e capim-santo
Qual a diferença entre citronela e capim-santo? Entenda. Foto: Canva Pro

Para o que serve o capim-santo

Certamente o nome mais famoso do capim-santo é a erva-cidreira, você já deve ter tomado o seu chá alguma vez na vida. Visto que o chá de cidreira é um dos mais consumidos pelos brasileiros.

Além disso, é cheio de benefícios devido ao seu consumo. Entre eles, podemos citar a melhoria do sono, o combate à ansiedade, o alívio das dores de cabeça e até mesmo combate de fungos e bactérias.

Vale lembrar, que esse chá é um calmante natural. Afinal, as pessoas sempre viram na natureza uma forma de melhorar a qualidade de vida. Portanto, é considerado até hoje, uma das bebidas de maior consumo por aqui.

Leia também: Saquinhos de chá usados: não jogue fora mais; saiba como usar no seu jardim

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...