Anúncio

Como semear e cultivar manjericão: veja o passo a passo completo

Aprenda a cultivar manjericão em casa e tenha essa erva aromática sempre que precisar!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Quer cultivar manjericão? As ervas aromáticas são uma ótima opção de temperos naturais que podem ser acrescentados nas preparações dos alimentos da sua casa. Se você quer adicionar sabor e nutrientes nas suas refeições, então comece já a plantar algumas dessas ervas aromáticas aí na sua casa. Hoje, terça-feira, dia 04 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia,  vamos te ensinar tudo sobre o manjericão. O cultivo desse tempero, apesar de simples, merece bastante atenção, principalmente em relação as podas. Confira nossas dicas!

Continua depois da publicidade

Plantio

Para cultivar manjericão você pode utilizar um vaso, jardineira, sementeira ou diretamente no solo. Contudo, o mais importante é escolher um local que receba pelo menos 4 horas diárias de sol por dia. O manjericão é uma erva que aprecia a luz natural.

Se você quer plantar o manjericão, vai precisar de uma terra fértil, que pode ser adubada ou melhorada com húmus de minhoca. Você deve colher as sementes de um pé que já tenha dado flores e então, plante de três em três por buraco, cuidando para que seja pouca a profundidade.

Continua depois da publicidade

Leia também: 5 dicas para acabar com as cochonilhas: saiba como manter essa praga bem longe das plantas

Regas

Como cultivar manjericão – Imagem: Canva Pro

É necessário regar diariamente, porém, não deixe encharcar a terra, pois , o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. Dessa forma, tente perceber se a terra está seca, para então fazer uma nova rega.

No intervalo de 5 a 15 dias as sementes vão germinar e então, dentro de pouco tempo você terá folhas de manjericão fresquinhas para usar nas suas preparações. Ela é uma planta perene e vai se manter bonita por muito tempo.

Poda

Para ter sucesso ao cultivar manjericão, é necessário que você faça podas de forma correta, pois, se ele não for podado, morrerá. Você deve podar os ramos com flores, dessa maneira, a planta permanece jovem e saudável por mais tempo e ainda mantém o sabor das folhas. Essa poda é necessária, pois as flores “roubam” muita energia da planta e portanto, precisam ser retiradas.

Lembre-se fazer uma adubação a cada 40 dias, você pode usar húmus de minhoca, cascas de legumes e bananas batidos com água ou esterco.

Esteja sempre atento as regas, faça somente se o solo estiver seco e nos dias mas húmidos e chuvosos, não regue. Também lembre-se de garantir a presença do sol para que a planta tenha um bom desenvolvimento.

Colheita

Após 60 dias do plantio, você já poderá fazer sua primeira colheita, pois as raízes vão estar fortes e bem formadas e a a planta mais desenvolvida. Seguindo essas instruções para o cultivar manjericão, você terá essa erva aromática sempre que precisar. Dessa maneira você vai dar um sabor especial e incrementar receitas do seu dia-a-dia. Ele fica perfeito em pizzas, massas e molhos.

Se você quer ter seus temperos naturais em casa, a melhor forma de começar é pelo manjericão, pois, é de fácil adaptação e não exige muitos cuidados. Comece já!

Veja também: Saiba como fazer uma misturinha para as onze-horas explodirem em flores

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

Carregando comentários aguarde...
...