Anúncio

Confira 05 cuidados super importantes para a Rosa do Deserto ficar bonita

Descubra os cinco cuidados que fazem toda diferença para sua rosa do deserto

Afonso Cláudio, 11 de setembro de 2022, por Sônia Lopes — Conheça 05 cuidados essenciais para sua rosa do deserto ter sucesso; veja no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO que com essas dicas na sua rotina de cuidados e assim, garanta um jardim sempre deslumbrante.

Conheça 05 cuidados essenciais para sua rosa do deserto ter sucesso

As rosas do deserto são flores que deixam qualquer lugar parecendo um verdadeiro conto de fadas. Assim, é muito comum ter à vontade cultivá-la. Mas, para que o cultivo dê certo, algumas dicas precisam ser seguidas.

1. Escolha bem o vaso para sua rosa do deserto

Conheça 05 cuidados essenciais para sua rosa do deserto ter sucesso
Conheça 05 cuidados essenciais para sua rosa do deserto ter sucesso — Reprodução Canva

As rosas do deserto precisam de umidade, mas odeiam locais encharcados. Por isso, na hora de escolher o recipiente ideal, dê prioridade a um que tenha um bom sistema de drenagem. Ou seja, escolha aqueles que tem furos no fundo.

Quando for preparar o seu vaso, coloque algumas pedras pequenas, como britas no fundo dele. Assim, você reforça o sistema de drenagem e a sua planta vai conseguir fazer o processo de escoamento da água com eficiência.

2. Procure um lugar bem iluminado

Rosas do deserto precisam de bastante luz direta do sol para sobreviver. Então, na hora de escolher o local perfeito, dê prioridade aqueles que tem sol direto por pelo menos seis horas por dia.

Vale trazer que, a falta de luz direta não vai matar a sua planta. Entretanto, ela não conseguirá produzir flores bonitas. Então, se for possível, sempre priorize locais abertos como jardins e quintais.

3. Pode quando necessário

As podas são extremamente necessárias. Isso porque, com elas você consegue dar forma para a planta e remover aqueles galhos ou folhas que estão quebrados ou murchos. Então, faça esse processo com frequência.

Quando for podar, dê preferência as épocas de setembro a março. Isso porque, nessa época, a planta está mais ativa. Logo, ela vai recuperar as partes cortadas com mais facilidade.

4. Nunca deixe de adubar sua rosa do deserto

Como a drenagem nessa planta é intensa, os nutrientes tendem a sair com rapidez. Logo, elas precisam ser adubadas a cada quinze dias. Além disso, nunca aplique os fertilizantes direto na raiz, pois, isso pode causar queimaduras.

Na hora de adubar a rosa do deserto, dê prioridade as versões naturais feitas com cascas de banana, cascas de banana, pó de café ou até estercos. Isso porque, eles são menos agressivos.

5. Regue sempre que necessário

As rosas do deserto não gostam muito de água. Mas, elas precisam dela para sobreviver. Desse modo, sempre regue elas quando o solo estiver quase seco. Para saber, pressione o dedo indicador na terra.

Outra maneira simples para saber se a planta está úmida é pegando um pouco do bulbo e apertar delicadamente. Assim, ele estiver com aspecto murcho, isso significa que ela está precisando de água.

YouTube video