Anúncio

Não deixe o óleo de neem faltar em sua casa; entenda como ele é útil para o cultivo das plantas

Os segredos por trás desse óleo para jardim

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 10 de setembro de 2022, por Greison Fiel — Venha conferir aqui no blog Horta Jardim & Cia do Folha GO dicas e saiba o motivo de sempre ter óleo de neem em sua casa e resolva muitos problemas facilmente. Entenda quais são os seus benefícios para a prática da jardinagem. Conheça facilmente todos os segredos por trás do cultivo caseiro de plantas. Encontre todas as soluções em um só lugar.

Continua depois da publicidade

Saiba o motivo de sempre ter óleo de neem em sua casa e resolva muitos problemas facilmente

Muitas pessoas cultivam o hobby da jardinagem em seus corações. Por isso, estão sempre antenadas nos truques que nossas avós costumam nos ensinar. Agora, é possível encontrá-los aqui em nossas dicas.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, o conhecimento empírico e científico se une para fazer o seu dia a dia cada vez mais fácil. Portanto, acompanhe sempre nossas dicas e fique por dentro dos usos do óleo de neem.

O que é o famoso óleo de neem?

Saiba o motivo de sempre ter óleo de neem em sua casa e resolva muitos problemas facilmente
Saiba o motivo de sempre ter óleo de neem em sua casa e resolva muitos problemas facilmente — Reprodução Canva

O óleo de neem vem da planta de neem, que tem origem asiática. Ela é muito conhecida por ser responsável pela nutrição do solo ao seu redor. No geral, tem uma adaptação bastante flexível ao clima e aos diferentes tipos de solo. Assim como ajuda a filtrar todas as toxinas que poluem a água com que têm contato.

Por isso, ela é muito encontrada próxima de rios e até mesmo de lagos e lagoas. O óleo de neem, por sua vez, é extraído dessa planta e voltado para a jardinagem. Afinal, ele traz algumas das propriedades da planta, assim como se torna um excelente inseticida. Ele não é tóxico, logo, podendo-se facilmente encontrado em floriculturas.

Diferente de outros produtos e óleos feitos de plantas, ele não traz risco à saúde de pets ou crianças que acidentalmente o ingiram. Além disso, ele muito usado para combater pragas como pulgas e sarnas em pets. Assim como também pode-se encontrado na composição de alguns cosméticos mais orgânicos.

Como usar o óleo de neem na prática da jardinagem?

Assim como a maioria das substâncias naturais que podem usar no jardim, o óleo de neem pode ser usado de diversas maneiras. A principal é diretamente no solo, misturado à água da rega das plantas ou ao adubo para a fertilização trimestral. Ou ainda, pode ser borrifado puro nas folhas e caules de modo que afaste insetos.

Por fim, preciso ter uma dosagem equilibrada dessa substância, como qualquer outra. Mas não sendo preciso usar equipamentos de proteção ao manuseá-la. Embora a planta de neem possa estar sendo cultivada em casa, o óleo não pode ser extraído de modo rústico. Afinal, esse procedimento exige máquinas e produtos específicos e não comercializados.

Carregando comentários aguarde...
...