Anúncio

Conheça a esporinha imperial: veja dicas de adubo, rega, plantio e muito mais

Descubra tudo sobre a esporinha, inclusive o seu cultivo

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2022, por Priscila Lívia — Conheça a esporinha imperial e saiba como cultivar essa planta colorida, que quando grande, lembra bastante um jardim encantado.

Continua depois da publicidade

Então, se despertou o seu interesse, descubra aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO tudo sobre ela.

Conheça a esporinha imperial e saiba como cultivar

As esporinhas imperiais são flores silvestres que podem atingir até 80 cm. Além disso, é possível encontrá-la nas cores roxa, rosa, branca, azul, ademais e outras. Desse modo, ela é perfeita para quem ama jardins bem coloridos.

Continua depois da publicidade

É possível encontrar esporinhas imperiais bicolores. Ou seja, a unidade dela ser da cor branca e rosa. Além disso, elas tendem a ter um formato cilíndrico, o que é ótimo para quem não tem muito espaço para cultivo.

Onde elas podem ser plantadas?

Conheça a esporinha imperial e saiba como cultivar
Conheça a esporinha imperial e saiba como cultivar — Reprodução Canva

As esporinhas imperiais podem ser plantadas em vasos ou até mesmo direto no solo do jardim. Desse modo, essa flor é muito adaptável e ideal para pessoas que não tem muito espaço, mas não querem deixar de ter plantas em casa.

Continua depois da publicidade

Quando tempo a esporinha imperial leva para germinar?

A germinação das sementes da esporinha pode levar até 120 dias. Entretanto, isso pode variar conforme cuidados com a planta. Logo, se você quer fazer a plantação, siga alguns cuidados básicos.

Procure solos bem soltos

As esporinhas imperiais sobrevivem em solos livres de torrões. Ou seja, antes de plantar, você terá que revolver toda à terra para que ela fique soltinha e assim, garanta uma boa drenagem.

Adube bem à terra

Para as esporinhas imperiais, o adubo NPK é o melhor. Isso porque, ele é a mistura entre o nitrogênio, potássio e fósforo, elementos essenciais para o desenvolvimento saudável de qualquer plantação.

A medida perfeita é 5 g de adubo para cada litro de terra. Assim, ele consegue nutrir a planta sem causar danos a ela. Além disso, tente fazer novas adubações pelo menos a cada trinta dias.

Ainda tem mais

O adubo NPK é ótimo, mas essa planta precisa de muito nutriente para crescer. Então, tente colocar um pouco de húmus de minhoca para estimular ainda mais o crescimento. Em relação à quantidade, a medida certa é de até 10% para a quantidade de areia.

Além disso, antes de plantar misture bem para que ele não fique muito concentrado em uma parte específica e acabar prejudicando a planta ao invés de ajudar. Desse modo, caso queira mais informação de adubo, confira essa matéria do G1 sobre adubo nitrogenado publicada 27/03/2022 pelo Globo Rural.

Conheça a esporinha imperial e saiba como cultivar
Publicação do site g1.globo.com falando sobre adubo nitrogenado – Imagem do portal G1

Mantenha o solo sempre úmido

As esporinhas imperiais precisam de solo úmido para sobreviver. Contudo, se elas ficarem encharcadas, as suas raízes irão apodrecer, provocando o falecimento precoce da planta.

Quando for regar, tente fazer isso somente uma vez por dia em dias frios e duas nos dias quentes. Além do mais, se possível, use sempre um regador. Assim, a queda d’água será mais controlada.

Conheça 4 bichinhos para manter o seu jardim saudável e resistente

Carregando comentários aguarde...
...