Anúncio

Conheça as pragas que atacam o morango e saiba como proteger sua planta

Veja quais pragas podem ameaçar a saúde do seu morangueiro e como se livrar delas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 21 de setembro de 2022, por Greison Fiel — Conheça as pragas que atacam o morango e saiba proteger sua planta. Assim, saiba aqui no blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO para manter o seu jardim sempre lindo, saudável e bem longe desses pequenos invasores.

Continua depois da publicidade

Conheça as pragas que atacam o morango e saiba proteger sua planta

Os morangos são frutas bem doces, mas com um toque azedo que agrada vários paladares. Desse modo, é compreensível a vontade de cultivá-lo. Mas, várias pessoas desistem por causa das pragas que podem aparecer.

Continua depois da publicidade

Deixar de cultivar uma planta por medo das pragas não é uma boa opção. Então, ao invés disso, conheça um pouco mais sobre elas e veja como se livrar de um jeito simples e prático.

Quais são as pragas que atacam morangos?

Conheça as pragas que atacam o morango e saiba proteger sua planta
Conheça as pragas que atacam o morango e saiba proteger sua planta – Reprodução Canva

A praga mais comum de aparecer nos morangueiros é a Melodogyne. Essa invasora, não só mata o pé de morango, como todas as outras mudas que estiverem próximas. Dessa forma, é fundamental exima-las quando detectadas.

Outra praga que tem os morangos como alvo, é a Pratylenchus. Mas, essa, ao contrário da anterior, não fica exposta. Logo, ela pode ser facilmente confundida com uma falta de nutrientes na planta.

Como dar fim as Melodogyne?

Quando a plantação já está infestada dessas parasitas, você pode colocar outra planta próxima que atraia elas. Acontece, algumas espécies de plantas atraem essas pragas, mas impedem que elas continuem vivas.

As espécies mais indicadas para fazer o processo são: capim-mombaça, andropogon e qualquer outra braquiária. Então, o processo é só pegar essa planta e colocar ao lado dos morangueiros.

Como prevenir o aparecimento no morango?

Para prevenir o aparecimento desses parasitas, você pode aderir à adubação verde. Basicamente, ela consiste em colocar as folhas de plantas de má hospedeiras, como a crotalária juncea, desse parasita no solo.

Como acabar com a Pratylenchus?

Normalmente, essas pragas aparecem quando estão em locais úmidos. Desse modo, uma boa opção para dar fim e até prevenir o surgimento delas é revolvendo o solo. Assim, elas não conseguem se reproduzir.

Como revolver o solo?

Revolver consiste em revirar o solo do morango. Então, para fazer isso, você deve pegar a areia que está no caqueiro e mexer de uma forma que a que está embaixo, fique em cima e assim, o contrário.

Outro fator importante, é deixar que a planta tenha contato com a luz solar. Isso porque, como foi dito, o que atrai esses parasitas é a umidade constante. Logo, se o morangueiro tiver contato com o calor, ele estará protegido.

Cuidado para não exagerar

Por fim, os morangueiros, precisam de seis horas diárias de luz solar para se manterem saudáveis. Além disso, esse tempo precisa ser de quatro horas de exposição direta e duas de indireta. Então, quando for fazer o processo, cuidado para não exagerar.

Carregando comentários aguarde...
...