Anúncio

Cultive verduras saudáveis: saiba qual é o melhor adubo e como utilizar

Conheça o melhor adubo para verduras

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 09 de setembro de 2022, por Greison Fiel — Você sabe qual o melhor adubo para verduras? Se ainda não sabe, descubra agora aqui no blog Horta Jardim & Cia do Folha GO e garanta uma horta saudável e que produza em abundância. Assim, com ela, você só terá benefícios.

Continua depois da publicidade

Qual o melhor adubo para verduras

As verduras precisam de vários nutrientes para se reproduzir. Pensando nesse sentido, o adubo ideal para elas é o NPK. Isso porque, ele tem três elementos essenciais, o nitrogênio, o fósforo e o potássio.

Caso tenha ficado curioso, não se preocupe! Logo abaixo você verá toda explicação sobre esse adubo e como usá-lo. Assim, será mais fácil fornecer exatamente o que a sua planta precisa.

Continua depois da publicidade

Existem diversas fórmulas do NPK

Qual o melhor adubo para verduras
Qual o melhor adubo para verduras – Fonte: Canva

Quando o NPK é feito, cada elemento dele colocar em uma determinada quantidade, que muda conforme a quantidade. Então, para não errar, veja como funciona.

NPK 10 – 10 – 10 quando usar?

Os números indicados, significa que todas as partes do elemento foram colocadas de forma igual. Nesse caso, ele é usado para dar mais força e vigor para na manutenção das plantas. Logo, ele é ideal para manter a rotina das verduras que estão saudáveis.

Vale lembrar que, esse adubo só deve ser usado nas plantas quando ela atingir a sua fase adulta. Além disso, ele pode ser usado em qualquer espécie, desde que atenda ao primeiro critério.

NPK 4-18-8 quando usar?

Essa mistura tem uma concentração maior de fósforo e potássio. Isso porque, esses dois elementos são bons para o desenvolvimento da planta. Logo, eles sendo recomendados para a preparação do solo.

Ao contrário do anterior, esse adubo pode usar em qualquer fase da planta. Além disso, ele é ideal para qualquer espécie. Então, pode ser uma boa opção para se ter sempre por perto.

Como usar o adubo NPK nas plantas?

Como sendo dito, o adubo NPK 4-18-8 para usar basta misturá-lo no solo. Entretanto, o 10 – 10 -10, por está mais intenso, alguns cuidados devem-se tomados ao usá-lo.

Para aplicar o adubo NPK 10-10-10 sempre o deixe afastado das raízes. Se possível, com pelo menos setenta centímetros de distância. Dessa forma, as verduras irão absorver os nutrientes necessários, mas sem isso causar um grande impacto.

Existe outro segredo

Uma boa maneira de fazer o adubo penetrar na planta é regando-o logo após a aplicação. Então, pegue o adubo e despeje-o por volta da plantação. Em seguida, regue, mas sem exageros para não prejudicar a planta.

Em qual frequência o adubo NPK deve-se usado?

A frequência do NPK varia conforme espécie de planta. Entretanto, o período médio é de trinta dias. Nesse caso, você pode aplicar nesse intervalo e acompanhar o desenvolvimento da verdura, caso ela mude de aspecto, pare de usar imediatamente.

Carregando comentários aguarde...
...