Quer saber como evitar buracos na grama? Confira agora mesmo dicas práticas
Conheça truques para deixar seu gramado livre de buracos
Nessa sexta-feira, 19 de novembro de 2021, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go te ensina a resolver um problema relativamente comum nos jardins com gramas. Sendo assim, não deixe de conferir e saiba como evitar buracos na grama.
Saiba como evitar buracos na grama
Os jardins não seriam os mesmos se não tivessem aquela camada verdinha e fofa de grama! Quem não ama andar sob a grama verdinha e macia não é mesmo. Assim, mantê-la uniforme é essencial para deixar o gramado bonito e apresentável.
Mas, para ter um gramado perfeito em casa, é preciso muito mais do que regar e aparar de vez em quando. Para um gramado verdejante e lindo, o cuidado e a manutenção do gramado devem estar sempre em dia.
Contudo, existe uma infinidade de problemas que deixas falhas na grama e causando buracos. Dentre os fatores mais comuns o gramado na sombra pode ser um grande problema.
Características
Muitos proprietários insistem em estruturar seus gramados em locais sombreados e isso é um grande erro.
As gramíneas de um modo geral, necessitam de grande incidência de luz, com pelo menos seis horas de luz solar direta.
Outro fator determinante é o solo compactado, pois assim como qualquer outra planta, as raízes precisam respirar e precisam de um solo rico em matéria orgânica e areia, ficando mais leve.
Assim como também a grande quantidade de solo acido pode acarretar em falhas no gramado, bem como a umidade excessiva.
Agora, sabendo desses fatores e como eles pode gerar falhas no eu gramado, certamente você pode evitá-las.
Leia também: Como cultivar Pimenta Tabasco: confira dicas importantes para acertar nos cuidados
Mas o que fazer quando já existem falhas na gramas?

A primeira dica é se caso o seu gramado apresentar pequenas falhas, uma solução prática e fácil é você pode semear grama nesses lugares. Pois o plantio permite que a grama plantada preencha as falhas.
Contudo, se os buracos forem maiores, opte por plugs ou por novas placas de grama.
Isso certamente resolverá o problema. A técnica mais utilizada para consertar falhas em locais determinados do gramado é simples e pode ser feito por você mesmo.
Para isso, basta que corte a área falhada em retângulo e retire essa camada de grama. Em seguida, faça a aeração do solo compactado que estava embaixo da grama falhada, revolvendo a camada de terra e caso necessite, adicione matéria orgânica e areia.
Desse modo, depois de preparado o solo, aplique a nova placa de grama sobre o espaço recortado e apare os excessos. Tenha o cuidado para deixar a nova placa no mesmo nível do gramado e, em seguida, regue bem.
Agora para corrigir os buracos e depressões causados pelo pisoteio da grama ou o assentamento da terra, você pode optar por fazer um corte em forma de cruz na área afetada, e em seguida, dobre para fora cada quadrante de grama separado pelo corte.
Só tenha atenção para não quebrar a malha do gramado e por último, adicione no buraco uma mistura de terra bem arenosa e livre de ervas daninhas. Desdobre os quadrantes sobre o conserto. Pronto, sua grama está recuperada.
Ademais, confira também: Como eliminar formigas no jardim? Acabe com os danos causados pelos formigueiros
Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas




