Anúncio

É correto tirar o pendão da orquídea depois que as flores caem?

Saiba se deve fazer isso com a orquídea ou não

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 30 de maio de 2022, por Greison Fiel — É correto tirar o pendão da orquídea depois que as flores caem? Descubra hoje, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO, a resposta dessa pergunta, e muitas outras informações, que vão te ajudar a cuidar melhor da sua orquídea por isso vão fazer toda a diferença para manter suas flores sempre bonitas.

Continua depois da publicidade

É correto tirar o pendão da orquídea depois que as flores caem?

Agora, saiba se deve tirar esse pendão ou haste, depois que as flores caem. Ao saber isso, vai ser possível entender melhor como funciona a sua orquídea, e os tratos que ela precisa ter para poder permanecer viva por mais tempo e também mais florida.

Continua depois da publicidade

Leia também: somem todas: conheça uma maneira natural de eliminar as formigas cortadeiras

Pendão das orquídeas

É correto tirar o pendão da orquídea depois que as flores caem?
É correto tirar o pendão da orquídea depois que as flores caem? — Foto: Canva Pro

A resposta é sim! No entanto, algumas questões precisam ser consideradas. Antes de tudo, é necessário saber, se deve tirar o pendão da orquídea, após a queda das flores. Acontece que depende do estado da sua planta, porque ela pode estar com o pendão todo seco, só parte dele ou ele não estar seco para saber se deve cortar.

Logo, é possível cortar o pendão dos três casos, mas acontece que em alguns casos é uma questão de escolha. Enquanto que em outros, é obrigatório fazer essa retirada desse pendão, para que a orquídea consiga crescer de forma adequada no seu galho.

Quando o pendão está completamente seco

Primeiro, se observou essa haste e viu que ela está completamente seca, quer dizer que se deve tirar o pendão da orquídea. Porque ela precisa de energia para poder voltar a crescer, ao ter essa haste seca ela vai mandar a energia para o lugar errado.

Portanto, para conseguir fazer a retirada, pegue uma tesoura de poda que tenha sido bem esterilizada para que não passe bactérias para a orquídea. Por isso, depois que as flores caem, faça um corte em diagonal, para conseguir ter uma melhor cicatrização.

Se o pendão da orquídea não estiver seco

Em seguida, se percebe que o pendão da orquídea está meio seco e também meio verde. Quer dizer que a parte verde, ainda pode gerar novas flores, por isso é de sua escolha fazer a retirada desse pendão ou não.

Por fim, se as flores caíram mas o galho continua verde, saiba o que fazer com ele

Por último, temos o pendão completamente verde, nesse caso não é necessário tirar o pendão da orquídea. Porque ele ainda está saudável e pode dar novas flores, mas nesses casos, pode acabar gerando flores muito pequenas e pode retirar o pendão.

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: veja 5 maneiras (incríveis) para reaproveitar o caroço do abacate que você não sabia

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...