Anúncio

Fibra de coco pode ser usada na jardinagem: saiba agora mesmo como reutilizar e conheça as vantagens

A fibra de coco beneficia a jardinagem, fornecendo um solo rico para as plantas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Armação dos Búzios, 12 de setembro de 2022, por Greison Fiel — A fibra de coco pode melhorar a saúde das plantas em seu ambiente nativo. Desse modo, aprenda hoje aqui no blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, como reaproveitar fibra de coco na jardinagem.

Continua depois da publicidade

Saiba como reaproveitar fibra de coco na jardinagem

A fibra de coco pode ser usada de maneiras anteriormente consideradas impossíveis. Ademais ela é extremamente versátil e pode resolver muitos problemas diferentes. Surpreendentemente, as pessoas muitas vezes descartam esse recurso em vez de usá-lo.

Utilizando a fibra de coco para manter a umidade do solo

Saiba como reaproveitar fibra de coco na jardinagem— Reprodução Canva
Saiba como reaproveitar fibra de coco na jardinagem— Reprodução Canva

Agindo como de coco, agem como esponjas reais e podem manter o solo úmido por mais tempo. Isso significa que a matéria vegetal cultivada em fibra de coco seca com menos frequência durante os períodos de seca.

Continua depois da publicidade

Para plantas como samambaias, árvores, orquídeas e hortaliças, um substrato de mudas à base de fibra de coco é ideal para aqueles que tendem a esquecer de regar suas plantas. No entanto, essas fibras não sendo recomendadas para outras plantas que preferem solo mais seco.

O pH neutro da fibra de coco facilita seu uso na jardinagem

A natureza não ácida da fibra de coco permite que ela seja usada na jardinagem em diferentes espécies de plantas sem afetar seu crescimento. Desse modo, o seu uso tornasse mais fácil já que pode ser utilizado e diversas plantas.

Continua depois da publicidade

Os nutrientes sendo armazenados e liberados pela fibra de coco quando utilizada na jardinagem

Em uma publicação no portal G1, em 30 de agosto de 2015, Ana Dalla Pria, lembra que a fibra de coco armazena muitos minerais importantes além do ferro: zinco, potássio, manganês e cobre. Ademais, a mesma também possuí troca catiônica, o que significa que pode armazenar nutrientes e liberá-los, por exemplo, na jardinagem quando necessário.

Saiba como reaproveitar fibra de coco na jardinagem
Publicação do site G1 falando sobre sobra da casca de coco – Imagem do portal G1

As bactérias necessárias para o desenvolvimento das plantas se favorecem no uso da fibra de coco

Assim as boas bactérias no intestino sendo aumentadas através do uso de fibra de coco. Essas bactérias benéficas agem como super-heróis contra os nocivos. De maneira idêntica à fibra de coco também ajuda as plantas fortalecendo seus micróbios benéficos – reduzindo a possibilidade de doenças nas plantas.

Maneiras práticas de utilizar a fibra de coco na jardinagem

Sempre que utilizar a fibra de coco se torna muito importante que antes mergulhe-as em uma bacia que esteja com água. Logo após molhar as fibras, você pode apertá-las suavemente para hidratá-las ainda mais e logo após já é possível utilizar. Outras formas de se utilizar a fibra de coco na jardinagem:

  • Lianas ou plantas epífitas podem ficar mantidas no lugar com placas de fibra de coco chamadas tutores;
  • Os vasos de fibra de coco podem usar ​​para expor plantas ornamentais como samambaias, orquídeas, violetas, efitas e pingentes;
  • A etapa final do cultivo de orquídeas envolve o uso de cubos de lascas de fibra de coco. Esses cubos medem 2×2 centímetros;
  • A fase de corte da planta requer o uso de fibra de coco;
  • O pó de fibra de coco usado para semear flores, vegetais e eucaliptos;
  • Também pode ser misturado com vermiculita e casca de arroz para encher os tubos de plantio. Esta fibra em pó vem em forma granulada e pode usar para encher bandejas de vegetais;
  • Antes de plantar a muda, retire-a do recipiente e adicione as paredes laterais de fibra de coco ao novo recipiente. Em seguida, basta devolver a muda ao seu vaso e regá-la.

A durabilidade é um dos maiores pontos fortes da fibra de coco

Por fim, a fibra de coco é extremamente durável e dura três vezes mais do que outras fibras. Tentar dividir uma fibra de coco provará como é difícil quebrar. Portanto, isso a torna uma mercadoria útil, assim como muito valiosa.

Conheça 4 bichinhos para manter o seu jardim saudável e resistente

Carregando comentários aguarde...
...