Lança de São Jorge; veja como cultivar essa bela planta que ainda promete proteger o seu lar
Veja como é fácil ter essa linda planta em sua casa
A Lança de São Jorge é uma planta muito bonita, com características marcantes, além de ser prático plantar e cuidar. É muito usada como proteção do ambiente ou apenas como decoração. Por isso, hoje (02/12) no Horta, Jardim & Cia te ensinamos como cultivar Lança de São Jorge em sua casa.
Saiba os tipos, características e como plantar da Lança São Jorge
O nome científico é Dracaena trifasciata e também pode ser chamada de Espada de São Jorge. A planta tem características especiais, as folhas são verde escuro e a altura pode chegar até 80 cm em média e as folhas podem ser trançadas ou não.
Outra planta dessa espécie é a mini espada-de-são-jorge, que também é fácil de cuidar igual as outras espécies. Veja mais sobre essa planta!
Leia mais: Como podar samambaias corretamente? Aprenda técnicas e maneira certa do manejo
Plantio e adubação

São duas formas de fazer mudas de lança são jorge, ela tem a melhor época para plantio, que são nos meses de maio, junho e julho.
A primeira forma de plantio é separando uma touceira, que é a parte da planta que fica no solo, deve ter pelo menos uma folha e um pedaço de rizoma, caule subterrâneo para acumular as substâncias nutritivas.
- Cubra o fundo do vaso com argila expandida e cubra essa camada com uma manta de bidim, para que tenha uma boa drenagem;
- Coloque em ⅓ do recipiente com areia peneirada, no qual evita que o composto orgânico encharque a raiz e ela não apodreça;
- Insira um pouco de composto orgânico, tipo húmus de minhoca ou compostagem de fundo de rio, compactando o composto com as mãos;
- Adicione terra e posicione a muda no centro do vaso, e preencha a lateral com mais terra até a muda ficar bem firme;
- Em seguida, nas laterais do vaso, coloque cascas de pinus, pois tem umidade e serve como matéria orgânica.
A segunda forma de plantar é cortando uma folha em partes de até 10 cm de comprimento e depois enterrá-las na areia úmida. Para que o substrato continue úmido, cubra com um saco plástico.
Depois de realizar esse processo, após um período a planta começará a emitir raízes.
Irrigação e iluminação
A meia sombra é o nível de iluminação essencial para o cultivo da espada-de-são-jorge. Porém, a planta suporta um pouco de contato direto com a luz solar, além de poder receber apenas luminosidade dos ambiente, mas precisa ser muita claridade.
As regagens precisam ter bons intervalos e sem excessos, para evitar que as raízes apodreçam. Antes de realizar uma nova rega, certifique-se que a terra está realmente seca.
Não esqueça de trocar o vaso da planta para um maior, pois as raízes tomam todo o espaço do vaso. Além disso, a lança de São Jorge apresenta resistência a solos áridos e calor tropical, sendo capaz de suportar o clima frio.
Considerada uma das poucas plantas que suportam ar condicionado e fumaça de cigarro, então é uma ótima opção para decoração interior da casa, pois além de tudo, é muito bonita e charmosa!
Veja também: Saiba agora mesmo como fazer um adubo poderoso usando beterrabas; veja o passo a passo
Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer




