Anúncio

Onde o adubo deve ser colocado: nas folhas ou na terra? Saiba qual é o manuseio correto

Veja qual a forma correta de aplicar um adubo

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 15 de setembro de 2022, por Greison Fiel — O adubo é um dos elementos de jardinagem que mais são utilizados e, também, necessários para o desenvolvimento da planta. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre sua aplicação e como ela deve ser feita.

Continua depois da publicidade

Então, saiba aqui no blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO como o adubo deve ser colocado: nas folhas ou na terra? Por isso, acompanhe a leitura abaixo, para descobrir algumas dicas importantes sobre isso.

O adubo deve ser colocado nas folhas ou na terra? Entenda

Em primeiro lugar, o adubo é um importante auxiliar do cultivo de plantas de uma forma geral, sejam plantas pequenas como flores, sejam grandes árvores frutíferas. Por isso, é de grande ajuda saber como manusear esse elemento de modo correto,

Continua depois da publicidade

Adubos orgânicos x Adubos inorgânicos

O adubo deve ser colocado nas folhas ou na terra?
O adubo deve ser colocado nas folhas ou na terra? – Reprodução Canva

Para quem não conhece, existem dois tipos de adubos no mercado: os adubos orgânicos e os adubos inorgânicos. Assim, os adubos orgânicos são aqueles que possuem um alto teor nutricional com origem na matéria orgânica, isto é, são nutrientes que vem da decomposição de matéria vegetal ou animal.

Já os adubos inorgânicos sendo produzidos quimicamente e tem sua origem no refino do petróleo ou na extração de minerais. Assim sendo químicos eles geram uma absorção mais rápida. Mas o risco de contaminação da planta e do solo é maior.

Qual o modo correto de adubar as plantas?

Assim, a forma correta de realizar a adubação é seguindo alguns passos. Desse modo, a primeira coisa que você deve fazer é, após a análise do solo e escolha do adubo correto, escolher a quantidade ideal para o tipo de necessidade do solo das suas plantas, mas sempre seguindo as orientações do fabricante do seu produto.

Feito isso, você deve começar com a aplicação de uma pequena quantidade de adubo. Seguida de uma rega completa e, depois finalizando, com o restante do adubo.

Com o adubo já no solo, você deve deixar ele bem incorporado ao solo, de preferência mais afastado do caule e das raízes, além de precisar manter fora da exposição do sol. Isso é um passo de muita importância. Pois a exposição regular a luz do sol e também a chuva pode causar a perda de nutrientes necessários nesse adubo.

Dicas sobre a adubação

Agora que você já sabe sobre a aplicação do adubo no solo, vamos dar mais algumas dicas especiais sobre esse processo. Sendo assim, é muito importante realizar esse processo de adubação na época correta. Ou seja, as melhores adubações são aquelas feitas antes de o florescimento ou após colher o fruto ou realizar a poda.

Isso se deve ao fato que a adubação irá compensar as perdas dos nutrientes das plantas. Além disso, muito válido que você dê preferência aos adubos orgânicos. Pois eles são mais acessíveis e naturais, ou seja, o risco de contaminação da sua planta e/ou do solo é muito baixo ou até mesmo inexistente.

Conheça 4 bichinhos para manter o seu jardim saudável e resistente

Carregando comentários aguarde...
...