Anúncio

Quais plantas precisam de adubo orgânico para se desenvolver bem? Saiba mais

Veja os tipos de origem dos adubos naturais

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Armação dos Búzios, 22 de setembro de 2022, por Greison Fiel — O adubo é uma parte importante do cultivo de qualquer planta. Contudo, é muito válido compreender a função desse elemento mesmo que você não possua jardinagem como hobbie.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, veja no blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO quais plantas precisam de adubo orgânico para se desenvolver bem.

Quais plantas precisam de adubo orgânico para se desenvolver bem?

Primeiramente, o adubo orgânico é uma forma de adubar plantas de uma forma natural e econômica. Além disso, ela ajuda a diminuir o número de lixo descartado, além de promover um bom desenvolvimento saudável para as plantas.

Continua depois da publicidade

Por isso, vejas as dicas e informações abaixo sobre a adubação orgânica.

O que é um adubo orgânico?

Quais plantas precisam de adubo orgânico para se desenvolver bem?
Quais plantas precisam de adubo orgânico para se desenvolver bem? – Imagem: Canva

Em primeiro lugar, é importante definir o que é um adubo orgânico. Sendo assim, um adubo orgânico é definido como um adubo feito a partir de resíduos decompostos de origem animal e também de origem vegetal. Desse modo, os nutrientes constituintes deles são extremamente necessários para o bom desenvolvimento das plantas.

Continua depois da publicidade

Ademais, uma das vantagens do adubo orgânico é que você pode produzir o seu próprio adubo em casa, a partir do lixo que você descarta, como cascas de frutas, folhas e outros materiais orgânicos.

Adubo orgânico de origem animal

Outrossim, assim como os adubos minerais, os adubos orgânicos também são diferenciados em tipos. Assim, eles sendo divididos de modo mais comum em adubos orgânicos de origem animal e adubos orgânicos de origem vegetal. Então, vamos caracterizar primeiro os adubos orgânicos de origem animal.

Sendo assim, para quem não conhece, os adubos orgânicos de origem animal, são formados a partir dos excrementos sólidos e/ou líquidos dos animais. Além disso, eles podem ser ou não ser misturados aos vegetais. Por fim, esses adubos orgânicos são excelentes fornecedores dos nutrientes fosforo e potássio.

Adubo orgânico de origem vegetal

Ademais, seguindo a caracterização dos diferentes tipos de adubos orgânicos, vamos mostrar o que é um adubo orgânico de origem vegetal. Dessa maneira, esse adubo pode-se fornecido pela matéria orgânica liberada pelos vegetais colhidos após a safra.

Sendo assim, o arroz e o trigo são exemplos de vegetais que deixam cerca de 35% de sua massa original como resíduo na lavoura. Já a cana, o algodão e o milho são exemplos de vegetais que deixam aproximadamente 70% de sua massa original como resíduo na lavoura após a colheita.

Quais plantas utilizam o adubo orgânico?

Desse modo, agora que você já conhece quais são os tipos de adubos orgânicos e quais as vantagens deles, vamos falar sobre algumas plantas que utilizam esse tipo de elemento. Sendo assim, esse tipo de adubo orgânico muito utilizado no cultivo de jardins, por exemplo.

Então, você pode aplicar desde o cultivo de gramas, até o cultivo de flores. Nesses casos, o que vai variar é a quantidade de produto aplicado. Além disso, plantas como temperos naturais e vegetais em hortas podem receber o adubo orgânico para melhorar o desenvolvimento.

Vai DECORAR a casa com PLANTAS? Não cometa estes 5 ERROS!

Carregando comentários aguarde...
...