Anúncio

Qual o adubo ideal para gramas? Descubra agora mesmo e acerte no cultivo

Veja qual o adubo ideal para gramas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Afonso Cláudio, 12 de julho de 2022, por Sônia Lopes — Um gramado verde vivo dá um charme inigualável em qualquer residência. Porém, para isso, são necessários alguns cuidados.

Continua depois da publicidade

Então, você sabe qual o adubo ideal para gramas? Saiba agora, no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO e se surpreenda com a resposta.

Qual o adubo ideal para gramas?

Por existirem diversos tipos de adubos é muito comum fica confuso na hora da escolha. Porém, decidir o melhor para o gramado é mais simples do que parece, então veja agora qual o adubo ideal para a sua grama.

Continua depois da publicidade

Confie nos adubos orgânicos

Qual o adubo ideal para gramas?
Qual o adubo ideal para gramas? – Imagem: Canva Pro

Os adubos orgânicos, por serem naturais são perfeitos para à saúde das plantas. Por isso, quando for escolher, pode apostar nele sem medo. Uma ótima opção é o NPK que é o composto de nitrogênio, potássio e fósforo.

Continua depois da publicidade

Esse adubo você encontra facilmente em lojas de jardinagem ou até mesmo pela internet. Ele é ótimo porque tem os três elementos essenciais para garantir um crescimento saudável das plantas.

Como fazer o adubo NPK?

Caso não queira comprar, você pode fazer esse adubo. Para isso, basta misturar farinha de ovo, casca de banana e pó de café usado. Para fazer, adicione uma colher de cada ingrediente para 1 litro de água, depois bata tudo no liquidificador, e coe.

Em seguida, coloque o líquido já coado em uma garrafa, e adicione um pouco de terra. Depois, basta colocá-lo em uma garra pet, e deixar descansado por pelo menos três dias antes de usar.

Desvantagens dos adubos orgânicos

Como nada é perfeito, os adubos orgânicos têm desvantagens. Apesar de ser completo em nutrientes, ele tem uma absorção mais lenta. Desse modo, a sua plantinha irá demorar para se nutrir.

Para resolver a questão da demora, adube a sua planta pelo menos a cada mês. Pois, assim o tempo não será tão relevante. Mas cuidado, a frequência varia em algumas espécies, por isso, é importante saber o período certo para adubação.

Às vezes a adubação artificial pode ajudar

Como foi dito, o único defeito da adubação orgânica é o tempo de absorção. Porém, se a sua grama já está enfraquecida, e desnutrida, ela provavelmente não conseguirá esperar o tempo necessário. Nesse caso, o ideal é o adubo artificial.

O adubo artificial tem uma absorção mais rápida. Desse modo, ele conseguirá atender a necessidade da sua grama com mais agilidade. Porém, por seus ingredientes não serem naturais, ele não tem muitos nutrientes, logo a frequência da adubação é maior.

Cuidado com os adubos artificiais

Apesar de ágeis, se usados por um longo período, o adubo artificial pode causar um grande dano ao solo. Sendo assim, só use ele até a sua planta começar a melhorar, depois utilize apenas o orgânico.

Carregando comentários aguarde...
...