Qual o melhor adubo para Manacá da Serra? Confira agora mesmo e saiba como fazer
Veja como preparar algumas opções de adubo natural
Se você já tem em casa ou pretende ter um Manacá da Serra, saiba que assim como qualquer outra planta, é super importante mantê-la adubada. Tendo isso em vista, você sabe qual o melhor adubo para Manacá da Serra? Pois bem, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go preparou nessa data (29/10) algumas dicas que vão sanar suas dúvidas.
Qual o melhor adubo para Manacá da Serra?
O Manacá da Serra pode chegar até 12 metros de altura! Com flores muito bonitas, essa planta é originária da Mata Atlântica e tem como nome científico Tibouchina Mutabilis. Quado o cultivo é feito em vasos ou espaços menores, as plantas não passam de 3 metros.
Além disso, acontece um fenômeno super interessante com as flores do Manacá da Serra: quando elas desabrocham, são brancas; quando maduras, passam para um tom de rosa e quando amadurecem e estão prestas a cair, adquirem um tom de lilás forte e muito bonito.
Cultivo
Desse modo, o Manacá da Serra passou ser cultivado tanto em sua forma maior, como em apartamentos e espaços menores (Manacá da serra Anão), mas a verdade é que a planta é bastante utilizada em jardins, varandas e na área de paisagismo.
Dito isso, qual o melhor adubo para Manacá da Serra? Essa é a dúvida de quem é apaixonado por essa planta. Pois bem, o melhor tipo é o orgânico simples, que pode ser complementado com fertilizantes NPK 10-10-10, caso a planta seja de vaso.
Para o Manacá da Serra plantado no solo, pode-se usar humus de minhoca com NPK 4-14-8. Vale salientar ainda que o intervalo entre as adubações também são diferentes; confira:
- Para o Manacá de vaso – a cada 15 dias;
- Para o Manacá de solo – a cada 3 meses.
Leia também: 5 segredos para ter laranja docinha no vaso: confira as melhores dicas de cultivo agora mesmo
Como fazer adubo natural

Uma boa estratégia é fazer um adubo natural para o Manacá da Serra. Você pode apostar no adubo de casca de ovo e no de borra de café.
Adubação com borra de café
Além de fertilizar a planta, esse adubo natural serve para espantar algumas pragas e insetos. Para fazê-lo, basta misturar 3 colheres de sopa de borra de café com 1 litro de água. Espere uma semana e depois aplique na planta.
Adubo com casca de ovo
Bata no liquidificador 2 cascas de ovos, sementes de abóbora e 400ml de água. Em seguida, coloque a mistura em uma garrafa pet de 2 litros e acrescente água até enchê-la. Por fim, deixe a mistura descansar por 2 dias. Quando for utilizar, coe e use cada metade da mistura junto com 1 litro de água.
Leia ainda: 5 cuidados especiais com plantas quando se tem crianças pequenas em casa; confira
Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas


