Anúncio

Como cultivar tomate-cereja em vaso? Veja aqui todas as orientações necessárias

Veja como é super simples cultivar tomate-cereja em casa

Quem nunca teve vontade de fazer uma salada com tomates-cereja, mas não encontrou as frutinhas na geladeira? Quer aprender como sempre ter essa fruta em mãos e sem depender dos mercados? Veja hoje, 22 de dezembro de 2021, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, como cultivar tomate-cereja em vaso.

Aprenda como cultivar tomate-cereja em vaso

Confira!

Encontrando o espaço ideal

O tomate é uma fruta que pode ser utilizada em diversos tipos de alimentos, como sucos, molhos, saladas, etc. Além disso, ela é rica em diversos nutrientes que podem reduzir nosso colesterol, riscos de doença no coração e prevenir o câncer de próstata.

Entretanto, é um vegetal extremamente afetado pelos agrotóxicos. Segundo a ANVISA, o tomate possui resíduos químicos maiores que o permitido. Assustador, não é?

Sendo assim, cultivar nossos próprios tomates é uma excelente opção para fugir dos agrotóxicos, especialmente os tomates-cereja. Por isso, veja agora como cultivar tomate-cereja em casa!

Passo a passo

1. Escolha o local

Como cultivar tomate-cereja em vaso
Como cultivar tomate-cereja em vaso. Foto: Canva Pro.

Escolha um local em sua casa onde bata mais luz solar.

2. Prepare as mudas

As mudas do tomate-cereja devem ser preparadas com cerca de 25 dias de antecedência. Para isso, você pode utilizar sementes de frutos comprados em mercados. Porém, as frutas podem nascer sem uniformidade, pois essa é a consequência do processo de hibridação dos cultivos em grande escala.

Portanto, caso queria qualidade, é importante comprar as sementes em postos de vendas autorizados.

3. Monte uma sementeira

Como cultivar tomate-cereja em vaso
Como cultivar tomate-cereja em vaso. Foto: Canva Pro.

Com as sementes em mãos, você vai colocá-las em um pouco de terra ou algodão, e umedecê-las diariamente. Depois, quando começarem a germinar, irá transporta-las para o vaso.

4. Prepare a terra

O tamanho do vaso não importa muito, no entanto, um de 10 litros é recomendado, caso queira aumentar o tempo de vida da plantinha.

Com o recipiente pronto, coloque terra até uns 3 centímetros da borda. Em seguida, cave um buraco para pôr as sementes germinadas. Ademais, lembre-se de garantir que o vaso tenha pequenos furos para escorrer o excesso de água.

Recomenda-se o uso de adubo com esterco para forrar a superfície da terra. Materiais orgânicos, como casca de ovo ou cascas de verduras, podem ser amassados até virarem uma farinha e serem jogados sobre a terra também. Dessa forma, irá garantir que sua mudinha cresça fortalecida.

5. Regas

Como cultivar tomate-cereja em vaso
Como cultivar tomate-cereja em vaso. Foto: Canva Pro.

As regas devem ser feitas regularmente, mas sempre mantendo a terra úmida e não encharcada. Por conta disso, o melhor horário para molhar o tomate é durante o começo da manhã ou a noite, pois assim a planta conseguirá utilizar a água sem que ela evapore com o sol.

Nunca esqueça de não molhar as folhas diretamente, por isso regue direto na terra.

Combate às pragas

O tomate-cereja sofre bastante como pragas como a mosca-branca, lagartas e pulgão. Para que isso não aconteça, você pode usar misturinhas caseiras e orgânicas contra infestações.

A canela polvilhada jogada sobre a terra, por exemplo, pode afastar muitos desses insetos e manter sua planta saudável.

Por fim, podar algumas folhas ressecadas e aquelas embaixo dos frutos também pode ajudar a manter as pragas distantes do tomateiro.

Veja também: Como adubar corretamente sua horta? Saiba já como fazer isso

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Você já deve ter ouvido falar sobre essa planta, inclusive sobre os benefícios dela, não é mesmo? Mas se não ouviu, ou ouviu pouco, não se preocupe, que hoje vamos te ensinar como plantar, cultivar e manter a sua lavanda sempre linda e saudável… pra você tirar o melhor que ela tem pra te oferecer!

YouTube video