Tem naftalina em sua casa? Saiba como utilizar em seu jardim e se surpreenda com o resultado
Aprenda a usar naftalina em seu jardim e tenha uma proteção incrível para as suas plantas!
A naftalina é um composto químico utilizado a muito tempo, para espantar traças e outros insetos de dentro do guarda-roupas, armários, estantes de livros e etc. Devido a sua composição química ser muito tóxica, você sabia que ela pode ser uma grande aliada no cultivo de suas plantas? Veja hoje 03 de março de 2022 aqui no Horta, Jardim e Cia, algumas dicas para utilizar a naftalina em seu jardim!
Como a naftalina age?
A naftalina, é o nome comercial do naftaleno. Nesse caso, trata-se de uma substância que possui uma propriedade muito singular: ela passa do estado sólido diretamente para o estado gasoso. De modo, que ela se torna um grande aliado devido ao seu cheiro forte, contra insetos e até mesmo ratos.

Leia também: Cerca-viva florida – 3 opções que encantam e protegem
Onde e como usar a naftalina no jardim
Como vimos, a naftalina é uma substância tóxica, que inalada por seres humanos e animais de estimação, causa sérios problemas de saúde. Portanto, é necessário muito cuidado ao manuseá-la. Sempre use luvas e, se for ficar bastante tempo em contato com ela, use máscara.
Você pode usa-la em qualquer tipo de planta do seu jardim, mas nunca em plantas comestíveis. Ela pode usar, em plantas ornamentais, para o controle de pragas, como a cochonilha de raiz, que sugam a seiva das plantas.
Para fazer uso dela, você deverá:
- Utilizar 1 bolinha de naftalina para cada 3 kg de capacidade do vaso;
- Sempre cobri-la totalmente de terra;
- Usá-la apenas em plantas que ficam nas áreas externas, para garantir que não haverá inalação dos seus gases tóxicos.
Modo de usar
Um dica importante, é aproveitar a época do replantio para usar a naftalina. Isso porque, há períodos em que as plantas como: suculentas, rosas-do-deserto e outras cultivadas em vasos, precisam ao menos uma vez ao ano, serem replantadas.
Além disso, há também o momento de fazer a manutenção do substrato, que consiste em checar se as raízes não estão se engruvinhando e será necessário trocar o vaso poro um maior e etc.
Nessa ocasião, coloque à terra no vaso até a metade. Em seguida, deposite a naftalina na quantidade que vimos: 1 bolinha para cada 3 kg de terra.

No próximo passo, você deverá colocar o restante da terra, garantindo que a naftalina fique enterrada a uma profundidade que impossibilite que algum animal possa cavar e ingeri-la. Você pode fazer isso sempre no replantio, ou a cada seis meses.
Dessa forma, a naftalina manterá as pragas longe e sua planta ficará protegida. Todavia, tomando todas as precauções, saiba que ela é uma ótima amiga para as suas plantas.
Por fim, leia também: Aprenda a forma certa de como cultivar rúcula em pequenos vasos: confira dicas para ter sucesso
Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar


