Anúncio

Transplantar as orquídeas dendrobium: aprenda a hora certa e como fazer

Veja de uma vez por todas como replantar as orquídeas dendrobium na hora exata que ela precisa

Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2022, por Rodrigo Guimarães – Quer saber a hora certa para transplantar as orquídeas dendrobium? Então veja aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO algumas dicas importantes para saber o momento ideal para trocar essas plantas de vaso. Afinal, não basta ir simplesmente trocando-as de lugar quando quiser, pois isso condenaria suas flores à morte. Então, veja abaixo como saber a hora certa para transplantar as orquídeas com nossas dicas.

Hora certa para transplantar as orquídeas dendrobium

Muitos fatores devem ser levados em conta, como podemos ver nesta matéria do Uol, publicada em 30 de maio de 2022 pela redação do portal. Por isso, veja abaixo como saberá hora certa para transplantas as orquídeas dendobrium sem que elas sejam danificadas por causa disso.

transplantar as orquídeas dendrobium - Reprodução Canva
transplantar as orquídeas dendrobium – Reprodução Canva

Faça a troca por causa do cheiro

O olfato é um dos sentidos mais importantes para saber a hora certa para transplantar as orquídeas para outros vasos. Por isso, cheire o substrato para notar se o odor liberado é agradável, pois caso esteja com o cheiro ruim, saiba que essa é a hora certa para transplantar as orquídeas dendobrium.

No entanto, você deve conhecer a principal regra quando o assunto é o transplante de orquídeas: nunca as troque de vaso quando estiverem com flores ainda, visto que isso pode prejudicar um processo que leva tanto tempo e esforço para se completar (quem cultiva sabe!).

Fazendo o transplante

Logo após notar a hora certa para transplantar as orquídeas, saiba que alguns cuidados são importantes para fazer o transplante dessas plantinhas para outros recipientes. Por isso, escolha um vaso que tenha furos nas laterais que seja mais largo do que o usado para o primeiro plantio.

Em seguida, você deve prender um arame rígido na borda do vaso e forçar ele até o fundo do recipiente antes de subir novamente. Esse cuidado é essencial para criar uma espécie de tutor para que sua planta não fique balançando enquanto está crescendo.

Então, remova a orquídea do recipiente antigo e retire todo resíduo do substrato velho de suas raízes cortando apenas aquelas que estão completamente secas. Ou seja, não toque em nenhuma parte verde da sua planta na hora certa de transplantar orquídeas.

Mantenha alguns cuidados básicos

Agora que já sabe a hora certa e até mesmo como fazer o transplante de suas orquídeas, basta amarrar a planta ao tutor e regar bastante durante o início do replantio. Mantenha o vaso onde a orquídea receba luz solar no início da manhã e molhe sempre que notar que o substrato está seco.

Conheça 4 bichinhos para manter o seu jardim saudável e resistente

YouTube video