Anúncio

Um pé de abacaxi dá quantos frutos? Veja essa e outras curiosidades

Embora as plantas de abacaxi sejam atraentes por si só, a maioria dos produtores quer que suas plantas deem frutos

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 22 de maio de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Se você se pergunta “um pé de abacaxi dá quantos frutos”? Então, o Blog Horta Jardim & Cia te traz a resposta. Além disso, também daremos algumas dicas a respeito desta fruta, como por exemplo, como plantá-la para que ela fique mais doce, entre outras informações importantes que você deve saber.

Continua depois da publicidade

Um pé de abacaxi dá quantos frutos?

Embora as plantas de abacaxi sejam atraentes por si só, a maioria dos produtores quer que suas plantas deem frutos.

O ciclo de produção do abacaxi varia de três a quatro anos, com dois períodos de colheita: um após 22 a 24 meses e outro de gemas, de 12 a 14 meses, num período total de 36 a 38 meses.

Continua depois da publicidade

Quando suas plantas tiverem 12 a 14 meses de idade e atingirem 60 cm de altura, os botões de inflorescência começarão a se formar no centro das folhas.

No entanto, você não verá o fruto em desenvolvimento até cerca de dois meses depois, e ficará surpreso quando um cone vermelho brilhante aparecer em seu centro.

Quantas vezes o abacaxi dá frutos?

Veja a seguir a resposta de “um pé de abacaxi dá quantos frutos”. Embora os abacaxis tenham um longo ciclo de vida, cada árvore produz somente um fruto. Por isso, é necessário retirar algumas mudas e replantar a plantação depois de colher.

Veja também: Quanto tempo a jabuticabeira dá frutos? Saiba tudo agora mesmo

Como crescer e dicas para a fruta ficar mais doce

Um pé de abacaxi dá quantos frutos?
Um pé de abacaxi dá quantos frutos? – Imagem: Canva Pro

Felizmente para nós, se você deseja plantar esta fruta, não precisa de produção em massa. Um pequeno canteiro ou até um vaso de 30 centímetros de largura, é suficiente para o desenvolvimento da espécie. Há um grande truque para obter abacaxi doce.

Cave um buraco e misture aparas de grama e 300 gramas de cinzas de madeira nele. Aguarde 10 dias e cultive as mudas acrescentando partes iguais de solo, composto e areia.

Espace uma planta a 40 cm da outra. Isso garante que cada planta de abacaxi possua espaço suficiente para as folhas.

Como você leu anteriormente a resposta de um pé de abacaxi dá quantos frutos, esta fruta possui vida longa, o que os botânicos chamam de “perene”. No entanto, cada planta produz somente um fruto. Portanto, depois de colher, algumas mudas são retiradas e replantadas.

Sendo assim, um ótimo jogo para brincar com as crianças é enterrar a coroa da fruta na mesma mistura da plantadeira e aguardar ela se desenvolver: depois de alguns meses, a muda vai estar do tamanho da planta de onde veio.

Como você sabe se um abacaxi está maduro na árvore?

A cor importa Frutas com uma tonalidade amarela ou dourada tendem a ser mais maduras. Para saber se um abacaxi está maduro, observe também a cor da copa: deve ser verde brilhante, sem partes esbranquiçadas.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...