Anúncio

Veja como preparar uma combinação de terra e substrato perfeito para suas orquídeas

Veja agora dicas incríveis para deixar suas orquídeas lindas

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 22 de março de 2022 – Hoje, nós do Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO, vamos te mostrar como preparar uma combinação de terra e substrato perfeito para suas orquídeas. Quem tem flores em casa sabe o quanto elas necessitam de cuidados diários, por isso, acompanhe as dicas e tenha orquídeas sempre lindas e floridas.

Continua depois da publicidade

Dicas que vão te ajudar na combinação de terra e substrato

Logo abaixo preparamos algumas dicas fundamentais para quem quer fazer um substrato potente e 100% eficaz. Confira agora.

Veja agora: Veja como plantar roseira: dicas que você vai amar confira agora

Características da terra e substrato

A princípio, a terra é comumente a primeira parte do solo, é uma combinação de restos de matéria orgânica, como folhagens, caules e cascas. Já o substrato faz jus a sustentação da planta, que no caso é a orquídea, e também tem o papel de reter a água, ajudando na mistura de nutrientes. 

Continua depois da publicidade

Cultivo

Substrato perfeito para suas orquídeas ficarem lindas - Reprodução AdobeStock
Substrato perfeito para suas orquídeas ficarem lindas – Reprodução AdobeStock

A terra, portanto, é o caminho do cultivo que traz na sua composição uma mistura de terra combinada com matérias minerais e/ou orgânicos. Uma variedade muito rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento da orquídea.

Além disso, aumenta a umidade e aeração do solo, sendo perfeito para o crescimento da flor, graças à capacidade de absorver a água, ajudando as raízes a respirarem melhor e evitando o apodrecimento, tendo como vantagem o auxílio do enraizamento profundo.

É um material natural e muito eficaz, que transmite o melhor de todas as orquídeas. Já o substrato é uma mistura de terra e componentes únicos que garantem o equilíbrio das raízes da planta. Além de ser profissional na retenção de líquidos, evitando o encharcamento.

Benefícios da mistura do substrato e terra para as orquídeas 

O substrato e a terra são compostos que se complementam. Dessa forma, o mais indicado é sempre misturar a terra com o correto substrato para o plantio. Então, ensinaremos o que se encaixa perfeitamente a orquídeas.

Assim, terá uma mistura versátil e indicada para o rápido desenvolvimento de cada uma de suas orquídeas. A distinção na composição da terra e do substrato torna benéfica a combinação dos dois, nutrindo o jardim e alavancando o desenvolvimento das flores.

Preparação do solo perfeito para orquídeas

Há vários tipos de terra e substratos, veja então abaixo uma mistura simples e fácil para fazer no próprio quintal, ideal para orquídeas. 

Utilize o substrato universal ou use cascas de pinus, que dá uma fixação que a planta exige pela sua rugosidade.

Em seguida, misture com terra vegetal que é rica em nutrientes e muito fértil, perfeita para esse tipo de planta, que necessita de uma composição mais elevada em nutrientes para conseguir sobreviver em vários tipos de climas e temperaturas, pois são sensíveis às mudanças. Por fim, deixe-as com solo confortável e sempre terá lindas e saudáveis orquídeas no seu jardim ou varanda.

Veja também: Aprenda Como Cultivar Lavanda E Aproveitar Todos Os Seus Benefícios

GUIA COMPLETO sobre como CUIDAR de uma SAMAMBAIA

As samambaias voltaram com tudo, mas cuidar dessas plantinhas pode se tornar um pesadelo para muitas pessoas. Mas, não se preocupe, porque hoje vamos te dar um guia completo sobre como cuidar de uma samambaia.

Carregando comentários aguarde...
...