Anúncio

Estepe do carro: veja 4 curiosidades sobre este item

Conheça algumas curiosidades que poucas pessoas sabem sobre esse item tão importante!

Anúncio


Se você está dirigindo e um dos pneus acaba furando, logo o estepe entre em ação para sair daquele local e procurar uma borracharia mais próxima para o conserto do pneu avariado. Mas você sabia que o estepe necessita de características específicas para o seu uso? Para te explicar melhor sobre isso, hoje 02 de fevereiro de 2022, o News Cotidiano irá contar algumas curiosidades sobre estepe de carro.

Continua depois da publicidade

O que é o estepe?

O estepe é o nome dado a um pneu substituto do carro, que atua como uma medida de segurança para que todos os motoristas de automóveis que possuam 4 ou mais rodas. Além disso, ele é extremamente importante, pelo fato do pneu ser uma parte vital e bastante exposta de qualquer carro.

Para conseguir rodar bem e confortável, o pneu precisa ser feito de borracha. Isso porque, ele também deve ter a capacidade de absorver todo o peso do automóvel, além do atrito de diversos tipos de estradas que você poderá encontrar pelo caminho.

Na parte interna do pneu, existe uma quantidade de ar pressurizado que ajuda a dar a sustentação necessária para o veículo andar.

Entretanto, da mesma forma que proporciona um desempenho melhor ao carro, também pode ser um grande problema, pelo fato de o pneu ser furado com mais facilidade. Caso venha a surgir qualquer tipo de furo ou rasgo, logo o pneu irá esvaziar o ar e com isso, irá interferir no desempenho do veículo.

Curiosidades sobre estepe de carro, Foto: Canva Pro.
Curiosidades sobre estepe de carro, Foto: Canva Pro

Leia também: Com qual frequência devo fazer a troca de óleo do carro?

Continua depois da publicidade

Fique atento

Como o estepe é um pneu para causas emergenciais, o ideal é que você o utilize poucas vezes. Por conta disso, ao começar a utilizar o estepe é sempre importante se direcionar o mais breve possível para uma borracharia próxima e consertar o pneu avariado ou comprar um novo.

Continua depois da publicidade

Na maioria dos casos, o estepe é um pneu frágil se comparado aos outros (mais barato e só pode ser utilizado por pouco tempo). Por isso, o estepe deve ser substituído imediatamente para evitar ter um gasto desnecessário, em ter que comprar outro.

Posso dirigir utilizando o estepe?

Geralmente, as montadoras mantém a ideia de economizar espaço e dinheiro na parte do estepe. Dessa forma, o padrão do pneu de estepe cedido pelas empresas, é consideravelmente mais fino do que os demais que são utilizados na rodagem normal.

Curiosidades sobre estepe de carro, Foto: Canva Pro.
Curiosidades sobre estepe de carro, Foto: Canva Pro

Possuir estepe no carro é obrigatório?

É obrigatório no Brasil, que todos os veículos tenham um estepe, por motivo de segurança. Dessa forma, a medida visa atingir tanto os motoristas quanto as empresas que montam ou alugam os automóveis.

Contudo, há uma única exceção existente: os carros que utilizam os pneus run flat. Esse tipo de pneu, corresponde a um pneu que consegue rodar por uns instantes sem perder tanta a qualidade do desempenho mesmo se estiver sem ar.

Por fim, leia também: Conheça os 5 resorts mais baratos do Brasil

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...
...