Anúncio

Como saber se o meu carro economiza mais com etanol ou gasolina? Entenda

Veja algumas técnicas, que nos permitem descobrir o combustível mais vantajoso para utilizar em nosso veículo!

Anúncio


Joinville, 02 de abril – Seu veículo é flex, mas você está com dúvidas sobre qual combustível é o mais vantajoso? Para isso, hoje o News Cotidiano irá explicar se o etanol ou a gasolina são mais vantajosos para utilizar no dia a dia, através de um simples cálculo com base no preço, que demonstra o custo mais barato por quilômetro rodado.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, dicas para o combustível mais barato para o seu veículo, levando em consideração o preço e a autonomia entre o etanol e a gasolina.

Como saber se o meu carro economiza mais com etanol ou gasolina

O primeiro fator que deve ser analisado, é o financeiro. Isso por que, preço do etanol está em torno de R$ 4,65 o litro. Enquanto a gasolina está custando por volta de R$ 6,05 o litro.

Nesse caso, trata-se de uma diferença bem significativa, mas que depende do consumo de cada carro.

Geralmente os carros costumam consumir mais etanol por quilômetro, quando comparado com a gasolina. Por isso, devemos sempre comparar dois fatores: preços e consumo.

Etanol ou gasolina
Como saber se o meu carro economiza mais com etanol ou gasolina? Entenda. Foto: Pixabay

Qual dos dois escolher: etanol ou gasolina?

A forma mais detalhada é com base no consumo dos automóveis, que geralmente é 30% maior com o etanol. Nesse caso, para abastecer com etanol e ainda ter economia, o seu preço deve ser de no máximo 70% do preço da gasolina.

Continua depois da publicidade

Caso contrário, a gasolina continuará sendo mais vantajosa para o bolso. Para realizar esse calculo, basta multiplicar o preço do etanol por 100 e dividir pelo preço da gasolina: caso o resultado seja maior que 70, não compensa abastecer com esse tipo de combustível.

Continua depois da publicidade

Sobre os custos nos dias atuais

Entretanto, com uma maior tecnologia presente no motores dos veículos, essa regra dos 70% pode não servir para os dias de hoje.

Isso por que, quando um carro apresenta um bom rendimento com o álcool, pode ser que compense abastecer. Mesmo que o preço esteja na casa dos 75%.

Por isso, o ideal é sempre observar o consumo do veículo constantemente, realizando pequenos testes, com etanol e gasolina, fazendo uma comparação com os dados do computador de bordo.

Se o carro em questão, consumir apenas 20% a mais com álcool por exemplo, a regra seria com 80% e não 70%. Como diziam antigamente.

Etanol ou gasolina
Como saber se o meu carro economiza mais com etanol ou gasolina? Entenda. Foto: Pixabay

Leia também: Cabelos brancos: veja como domar e cuidar dos fios grisalhos

Não utilize apenas álcool

Por fim, saiba que abastecer somente com álcool pode acabar provocando uma corrosão em algumas peças internas do motor do seu veículo. Assim como, pode dificultar a partida em dias mais frios.

Por isso, é de suma importância fazer as contas e observar todos os fatores envolvidos.

Desse modo, é possível que o veículo “desacostume” com o álcool. Até porque alguns especialistas afirmam, que deixar um veículo Flex sem trabalhar com Etanol por muito tempo, pode fazer com que o carro perca muito desempenho ao lidar com esse combustível.

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...
...