Anúncio

Cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias? Saiba agora mesmo

Dicas para quem tem cabelos oleosos

Anúncio


Pessoas com cabelos muito finos e lisos, costumam sofrer bastante com o excesso de oleosidade nos fios. Mas em muitos casos, lavar o cabelo todos os dias não é a solução. Por isso, hoje, 12 de janeiro de 2022, aqui no Blog News Cotidiano, trouxemos  informações para te ajudar, caso possua um cabelo com essas características. Então leia agora este artigo e saiba se cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias! Ficou curioso (a)? Não perca tempo! Leia o artigo na íntegra e confira!

Continua depois da publicidade

Confira os cuidados necessários para ter cabelos menos oleosos

Existem inúmeros tipos de cabelo, com texturas e curvaturas diferentes, assim como com diferentes níveis de hidratação e oleosidade. Normalmente, cabelos mais lisos e finos costumam possuir maior grau de oleosidade nos fios.

Isso acontece por alguns fatores, que influenciam ter mais ou menos óleo. Pode ser por uma questão genética, do couro cabeludo produzir mais óleo, mas a maneira como ele percorre os fios é similar.

Cabelos com mais curvaturas fazem com que o óleo fique “preso” entre as ondas e cachos, hidratando-os e não dando a impressão de mais oleosos. Inclusive, nesses tipos de cabelo é comumente identificável pontas mais ressecadas, por esse sebo não conseguir chegar nessas áreas.

Já em cabelos mais lisos, não há o empecilho das curvas, por isso o óleo consegue se espalhar de forma mais prática por todo o cabelo. Essa secreção sebácea ao longo do dia se espalha pelo cabelo, e promove o brilho excessivo.

Lavar o cabelo todo dia faz mal?

Cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias, Foto: Canva Pro.
Cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias, Foto: Canva Pro.

Na verdade, lavar o cabelo todos os dias não faz mal. Contudo, é importante que essa seja uma escolha individual, com base nos tipos e necessidades de cada cabelo. Para quem possui cabelos oleosos, e faz atividade física todos os dias, não há problema em lavar os cabelos todos os dias.

Continua depois da publicidade

Por conta disso, a higienização deve ser feita conforme a necessidade individual. O indicado, e recomendado por dermatologistas e tricologistas é repetir o ritual de lavagem, dia sim, dia não.

Algo que pode vir a ser um problema, principalmente em cabelos com essa característica, é a lavagem pouco frequente do couro cabeludo. Isso pode causar coceiras e descamação, conhecidas como dermatite seborreica.

O que evitar quando já se tem cabelos oleosos

Cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias, Foto: Canva Pro.
Cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias, Foto: Canva Pro.

Um hábito muito ruim ao se ter cabelo oleoso é lavar com água quente. O calor, em contato com o couro cabeludo, estimula as glândulas sebáceas, assim fazendo com que elas produzam mais oleosidade.

Além disso, ficar mexendo com as mãos no cabelo constantemente causa oleosidade excessiva. Isso acontece pelas mãos sempre acabam carregando partículas de gorduras ou sujeiras imperceptíveis, que acabam sendo passadas para os fios.

Veja mais: Aprenda agora 3 dicas para disfarçar cabelo oleoso

Dicas incríveis de penteados fáceis!

Carregando comentários aguarde...
...
...