Anúncio

Como fazer sapatos de couro durar mais tempo? Veja os cuidados

Veja essas dicas para aumentar a vida útil dos seus sapatos de couro

Anúncio


Itens de couro sempre dão trabalho na hora da manutenção. Seja na hora de escolher o produto para limpá-los ou como armazená-los, muitas dúvidas acabam surgindo. Pensando nisso, hoje 13 de janeiro de 2022, o News Cotidiano vai te ensinar como fazer os sapatos de couro durarem mais.

Continua depois da publicidade

Se tratando de sapatos, aí é que é mais difícil entender como mantê-los bem cuidados, especialmente por serem peças que acabam sendo gastas de maneira muito rápida.

Leia mais: 5 dicas de organização de alimentos na geladeira; confira e aposte na praticidade

Veja como aumentar a vida útil do seu sapato de couro

Aumente a durabilidade do seu sapato de couro.
Aumente a durabilidade do seu sapato de couro. Foto: Canva pro

Tenha cuidado ao limpar

Boa parte dos erros que contribuem para o desgaste sapato de couro ocorrem durante a limpeza da peça. Para começar, muitas pessoas pecam até mesmo na quantidade de manutenções. Caso utilize a peça com muita frequência, deverá higienizá-lo mensalmente. Do contrário, deverá fazer isso a cada 3 meses.

Para isso, em sapatos de couro liso, utilize um pano ou flanela seca para fazer a limpeza. Se a peça estiver muito suja, você pode utilizar um limpador de couro (mas nunca aplicando o produto diretamente no calçado).

Para dar aquele brilho e visual de novo, você pode finalizar com graxa ou um mousse. Dessa forma, o couro vai ficar bem bonito e hidratado. Caso o material seja de camurça, tenha cuidado com líquidos. Por conta disso, invista em um spray seco e renovador para retirar as manchas e sujeiras.

Continua depois da publicidade

Hidrate o couro

Recorra a um bom produto hidratante para ajudar a preservar o brilho dos seus sapatos. Assim, com uma flanela seca, aplique o produto sobre o calçado e deixe-o respirar em uma área bem arejada e longe da luz solar.

Continua depois da publicidade

Mantenha os sapatos em local limpo e arejado

Aumente a durabilidade do seu sapato de couro.
Aumente a durabilidade do seu sapato de couro. Foto: Canva pro

É importante lembrar de sempre limpar o sapato antes de guardá-lo. Com isso em mente, o ambiente que irá mantê-lo também deve estar bem higienizado. Além disso, após usá-lo, espere algumas horas para colocá-lo no armário. Dessa forma, vai evitar o aparecimento de proliferação de micro-organismos, como fungos e bactérias.

Proteja a sola

Se a sola do seu sapato também for de couro, uma boa dica é recorrer a um sapateiro e pedir que seja colocada uma sola de borracha. É uma alternativa interessante porque além de ajudar a peça a durar mais tempo, é bem barata.

Evite usar o sapato com muita frequência

Um bom hábito para aumentar a vida útil dos seus calçados é intercalá-los. O uso frequente de sapatos, especialmente os de couro, pode deformá-los com o tempo. Por conta disso, se tiver condições, alterne os sapatos a cada dois dias. Além disso, evite andar com eles sobre solos irregulares para não danificar o salto.

Também evite emprestá-los. Por mais que o número do pé de outra pessoa seja o mesmo do seu, a forma do pé e a pisada são diferentes. Sendo assim, isso pode acabar deformando o sapato e comprometer a vida útil dele.

Então, agora que você sabe como fazer os sapatos de couro durarem mais, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

Veja também: Descubra como remover mancha de terra das roupas com facilidade

Passo a passo para uma CARNE SUCULENTA e SABOROSA: saiba agora como fazer

Carregando comentários aguarde...
...
...