Anúncio

O que fazer com aparelhos eletrônicos que não tem conserto? Veja forma correta para descartá-los

Saiba como fazer o descarte da maneira correta e evite poluir o meio ambiente!

Anúncio


Rio de Janeiro, 27 de março – Possui eletrônicos em sua casa que não tem conserto e são muito velhos? Para isso, o News Cotidiano irá ensinar a como descartar aparelhos eletrônicos que não tem conserto de maneira correta, evitando que poluam o meio ambiente ou que ainda podem gerar algum dinheiro extra.

Continua depois da publicidade

Isso porque, um equipamento que não tenha conserto ou não compense financeiramente realizar um reparo, pode conter peças valiosas para um técnico em eletrônica.

Saiba o que fazer com aparelhos eletrônicos que não tem conserto

O lixo eletrônico é difícil de se livrar. Naturalmente não sabemos o que fazer com ele e deixamos esses aparelhos sem uso encostados pelos cantos da casa simplesmente tomando espaço não é mesmo?

Nos dias atuais é bem comum inutilizamos eletrônicos em bom estado simplesmente para ter um mais atual. Entretanto, esses aparelhos são muito tóxicos e não devem ficar em aterros sanitários de uso comum (doméstico).

Aparelhos eletrônicos que não tem conserto
O que fazer com aparelhos eletrônicos que não tem conserto? Veja forma correta para descartá-los. Foto: Canva Pro

Leia também: Dicas e cuidados para trocar as lâmpadas: saiba como fazer o descarte correto e evite acidentes

Mande de volta para o fabricante

A primeira opção para se livrar desses eletrônicos sem prejudicar a natureza e a saúde é devolvê-los ao fabricante. Já que esse retorno é previsto pela Lei 12.305/2010 que coloca como obrigação de empresas a logística reversa.

Continua depois da publicidade

Todavia, mesmo com a lei é raro encontrar empresas que  levem a sério a política da logística reversa. Mas mesmo assim você deve procurar o fabricante para efetuar o descarte ou empresas especializadas em reciclagem.

Continua depois da publicidade

Venda os aparelhos eletrônicos que não tem conserto

Você também pode vender esses eletrônicos a pessoas que queiram comprar. Logo para facilitar a procura por compradores use a internet a seu favor, anuncie em sites e marketplaces de desapego.

Sei que essa é a opção mais óbvia. No entanto, as pessoas que não oferecem esses itens simplesmente por vergonha de fazer a oferta aos amigos. Porém, lembre-se que o que é sem utilidade para você pode ser muito útil para outro.

Reaproveite as peças

Outra forma de se livrar do lixo eletrônico é vender as peças desses objetos. Pois, existem várias assistências técnicas à procura dessas peças para usar em outros aparelhos, logo é uma forma de reutilizar e diminuir os impactos no meio ambiente.

Além disso, você pode aproveitar esses eletrônicos sem conserto para fazer uma pechincha na hora de uma nova compra, oferecendo ele como entrada e garantindo um abate no preço.

Um exemplo disso, são os aparelhos celulares que as empresas de telefonia aceitam como troca e abatimento de preço de um aparelho novo.

Aparelhos eletrônicos que não tem conserto
O que fazer com aparelhos eletrônicos que não tem conserto? Veja forma correta para descartá-los. Foto: Canva Pro

Consequências do lixo eletrônico

O descarte  de forma incorreta de lixos eletrônicos fazem mal ao ambiente contaminando o solo, os seres da flora e fauna, os lençóis freáticos, reduzindo a vida dos sanitários e, além disso, faz mal à saúde humana.

Além disso, antes de acumular por aí aparelhos eletrônicos que não tem mais concerto, lembre que esse hábito é prejudicial ao meio ambiente e a sua saúde. Sendo assim nunca descarte jogando eles no lixo comum, sendo a melhor opção a reciclagem, ou a remanufatura. Com tantos contras, o melhor é fazer o descarte da forma correta e evitar problemas futuros.

Leia também: Quer toalhas sempre limpas e macias? Descubra técnicas importantes da lavagem que fazem a diferença

GUIA COMPLETO sobre como CUIDAR de uma SAMAMBAIA

Carregando comentários aguarde...
...
...