Anúncio

Chá de cravo, para quê serve? Veja benefícios dessa bebida saudável

Comece a tomar hoje mesmo!

Foto do revisor (Cristina Duarte)
Revisado por: (Cristina Duarte)
Anúncio


Belo Horizonte, 22 de junho de 2022 por Carolina Alcides, o Blog Receitas Fáceis separou essa receita de Chá de cravo que é uma excelente dica de tão prática e benéfica.

Continua depois da publicidade

O chá de cravo é conhecido pelo seu aroma, e sabor bem como por seus inúmeros benefícios para a saúde. Aliás, o preparo dessa bebida ainda leva cerca de 15 minutos, com porção individual.

Chá de cravo, para quê serve? Veja os benefícios de consumir o chá de cravo regularmente

Sobretudo, o cravo-da-índia, além de ter propriedades medicinais também, ainda oferece nutrientes, como a vitamina A, vitamina E bem como betacaroteno.

O consumo regular ajuda a combater dores, infecções, além de também melhorar o apetite sexual. Ainda assim, o cravo-da-índia pode ser facilmente encontrado em supermercados ou em casa de produtos naturais.

Chá de cravo age diretamente nos seguintes problemas

Chá de cravo
Chá de cravo: aproveite todos os benefícios dessa erva poderosa! Foto: Canva pro
  • Efeito analgésico: além do aroma, e sabor muito agradável, o chá de cravo da índia é um santo remédio para reduzir a dor de cabeça, além de contar ter ação contra a febre, dor de garganta e infecções de modo geral;
  • Efeito antioxidante: ainda assim, o cravo auxilia na quebra de gorduras, por meio da sua ação antioxidante. Assim, o eugenol, presente no cravo, é considerado um antioxidante natural contra a ação dos radicais livres.

Também ajuda:

  • Ativar o metabolismo: ingerindo essa especiaria regularmente, você terá  a sensação de maior salivação na boca. No entanto, saiba que isso ajuda na queima de gordura, bem como trata dores no estômago e náuseas;
  • Limpar da boca: essa poderosa planta, tem ação antibacteriana, assim, realiza uma limpeza bucal e estomacal naturalmente;
  • Colesterol: nesse sentido, o cravo também ajuda a reduzir o colesterol ruim no organismo;
  • Fígado: o eugenol atua diretamente no fígado, desta forma, ajuda a reverter sinais de cirrose hepática como também cicatrização do fígado;
  • Efeito afrodisíaco: por último, mas não menos importante, saiba que os compostos do cravo podem ter efeito afrodisíaco como resultado, melhora o apetite sexual.

Passo  a passo de como preparar o chá de cravo

Para aproveitar os benefícios dessa planta, prepare um chá da seguinte forma, coloque 10 gramas de cravinho numa panela com 1 litro de água e levar ao fogo para ferver durante cerca de 15 minutos.

Por fim, deixe esfriar, chegando a temperatura ambiente, coe e sirva uma xícara até 3 vezes ao dia. O ideal é não adoçar esse preparo, contudo se precisar da bebida mais docinha, prefira usar o mel.

Continua depois da publicidade

Sugestão de consumo da receita

Certamente não deixe de degustar o chá de cravo a qualquer hora do dia, bem como comece bem o dia com esse preparo saudável e rico em vitaminas. Para incrementar sirva acompanhado de torradas.

Continua depois da publicidade

Ademais, o cravo-da-índia pode ser consumido em bolos, pães, sobremesas, mas suas propriedades são mais aproveitadas na forma de chás. Seu sabor fica ainda melhor quando combinado com canela, mel, limão ou gengibre.

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais