Anúncio

Carne assada no forno: a opção perfeita para o almoço de Ano Novo

Anúncio


Imagine aquela carne assada, bem temperada e suculenta, acompanhada de um arroz branco, uma deliciosa maionese e uma saladinha verde com tomates. Deu até água na boca, não é?! Então, veja o passo a passo para preparar uma carne assada no forno perfeita para servir no seu almoço de Ano Novo. Essa é a dica de hoje (31/12) do Receitas Fáceis do Folha GO.

Continua depois da publicidade

Muitos, em razão da pandemia, não vão fazer grandes aglomerações. Mas, isso não significa que seu almoço de Ano Nova precisa ser sem graça e sem sabor. A receita especial que vamos ensinar é deliciosa e serve até 8 pessoas.

Você também pode gostar de: Molho de mostarda para carne: experimente 5 receitas que vão incrementar seu prato

Saiba como fazer a carne assada no foroo

Carne assada no forn
Carne assada no forno; ótimo prato de final de ano Foto – Porkword

Primeiramente, os ingredientes são os seguintes:

  • 1 kg e 200 g de alcatra (peça inteira com um buraco no meio)
  • Um pedaço de bacon do tamanho da carne
  • 1 linguiça de paio ou calabresa
  • Alho, sal, pimenta (a gosto)
  • Salsa picada (a gosto)
  • 1 pitada de manjericão
  • 2 colheres de vinagre

Modo de preparo da carne

Primeiro misture o alho, pimenta, salsa, vinagre e o manjericão. Depois coloque os pedaços de bacon e a linguiça dentro da carne.

Após, com a mistura, tempere a carne e reserve por, no mínimo, 40 minutos. Em seguida coloque a carne em uma assadeira untada com óleo (3 colheres), e então coloque a manteiga por cima da carne e forre com papel alumínio.

Continua depois da publicidade

Por fim, leve ao forno e depois de 1 hora retire o papel. Depois é só marinar a carne até dourar.

Se achar necessário, dissolva um caldo de carne e marine com isso até dourar. Ou ainda, se preferir cozinhe uma batatas calabresas e na hora em que a carne estiver dourando adicione as batatas. Elas irão dourar junto com a carne.

Dicas para fazer uma deliciosa carne no forno

Se você consegue dominar o assado, está com sorte, muitas pessoas tendem a cometer alguns erros ao grelhar qualquer carne. Por isso, confira essas dicas:

  • O forno deve ser sempre pré-aquecido. Além disso, nunca deve abrir o forno durante o preparo ou abri-lo o mínimo de vezes possível, uma vez que perde muita temperatura quando abrimos o forno e demora a recuperá-la novamente.
  • Para obter a carne mais tenra, regue com o seu próprio suco durante o assado, sem deixar o forno aberto por muito tempo.

Qual carne usar?

A principal característica que buscamos em uma carne assada no forno é que ela seja feita com carne de qualidade, pois sendo um assado, precisamos que tenha uma faixa de gordura intramuscular, com isso teremos um preparo bem tenro.

Como temperar

Se utilizarmos carne da melhor qualidade, não precisaremos de tempero, mas se optarmos por dar-lhe um pouco mais de sabor, recomendo uma variedade de ervas frescas (orégano, tomilho, alecrim …), sempre à escolha do consumidor.

Para que as ervas se integrem bem, o que faremos é misturá-las com óleo, manteiga ou mostarda. Em muitas receitas tradicionais que vi a mostarda é usada e é a mesma que usei nesta receita.

Portanto, leia ainda: Bolinho de arroz com frango para um lanche ou jantar rápido; pronto em 30 minutos

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais