Aprenda a cuidar da sua roseira em vaso e se surpreenda com os resultados

Se encante com mini roseiras para cultivar e presentear

Belo Horizonte, 12 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – As rosas estão entre as flores mais populares do mundo. Não é à toa que em quase todos os quintais tem uma flor dessa espécie. Para aqueles que não têm um grande jardim ou uma varanda com muito espaço, que tal aprender como cuidar de uma roseira em vaso?

A mini rosa é a mais adequada para tais circunstâncias, embora você possa plantar outras espécies. Assim, exigindo uma série de cuidados para crescer e florescer, sendo rega, adubação e poda, aprenda conosco a como cuidar de uma roseira em vaso.

Passo a passo para plantar rosa em vaso

Para aprender a cuidar das suas rosas, é fundamental que saiba plantá-la adequadamente. Siga estas etapas e tenha lindas plantas em sua casa:

  • Escolha uma espécie, de preferência a mini rosa. Dessa forma, você pode se certificar de que é uma boa variedade para se ter em um vaso pequeno ou médio;
  • Coloque argila expandida no fundo do vaso para que haja uma boa drenagem. Posteriormente, encha o vaso com terra;
  • O vaso e o substrato para uma roseira são fatores para se prestar atenção. O vaso deve ter cerca de 35 cm de profundidade e, quanto ao substrato, acrescente um composto natural que favoreça o crescimento da planta;
  • Cave o buraco e coloque a muda no centro do vaso, tomando cuidado com as raízes para que não quebrem. Em seguida, distribua o solo, cobrindo bem a muda, pressionando levemente o solo em volta;
  • Em um período de aproximadamente um mês, a roseira começará a florescer, desde que você cuide dela corretamente.

Como regar uma roseira em vaso

A rega é um dos cuidados mais importantes com a roseira em vaso. Requer uma frequência de rega diária no verão, enquanto no inverno, precisará de menos água: a cada 3 dias será suficiente.

A rosa trepadeira em vaso é suscetível ao ataque de fungos se exposta ao excesso de umidade. Por isso, é importante evitar poças com irrigação e que as flores e folhas não fiquem molhadas. Então, molhe apenas a terra.

Como fertilizar as rosas em vaso

O adubo também influencia na forma de cuidar de uma roseira em vasos. Ela precisa ser fertilizada com mais frequência em comparação com as roseiras plantadas no solo. Nesse sentido, há duas opções que o Folha Go indicará:

  1. Opte pelo adubo específico, aplicando-o com suas instruções, que você verá na embalagem, uma vez por mês ou conforme a frequência indicada pelo produto em seu rótulo.
  2. Use húmus de minhoca, altamente recomendado para roseiras. Esta opção é a mais ecológica.

Como transplantar uma roseira em vaso

Para transplantar a roseira em um vaso, não é necessário trocar o recipiente se não perceber que ficou muito pequeno. Será suficiente renovar o solo em períodos de dois ou três anos. Assim, forneça dois terços do novo substrato enriquecido com nutrientes para que a roseira cresça saudável e forte.

No entanto, se você perceber que o vaso já está bem apertado, será conveniente trocar para um vaso maior. Dessa forma, acrescente substrato novo e enriquecido com nutrientes. Aproveite para podar as raízes que estiverem com a aparência ruim.

As pragas mais comuns das roseiras

Aprenda a cuidar da sua roseira em vaso e se surpreenda com os resultados
Aprenda a cuidar da sua roseira em vaso e se surpreenda com os resultados – IStock

Para terminar de aprender a cuidar de uma roseira em vaso, você deve conhecer as pragas mais comuns que a colocam em perigo. Estas são:

  • Pulgão – O pulgão é a principal praga das roseiras. São insetos muito pequenos, com tamanho de 3 mm e de cor verde. Eles danificam os novos brotos e as larvas geram problemas quase irreversíveis nas folhas;
  • Oídio – São fungos que criam manchas brancas em caules, frutos e folhas, gerando uma espécie de pó cinza semelhante ao das cinzas. O oídio acaba secando as folhas e fazendo com que caiam, aparecendo em temperaturas muito altas e em ambientes com muita umidade;
  • Ferrugem – Também são fungos que se desenvolvem com alta umidade e causam manchas amarelas ou alaranjadas. Surgem com temperaturas amenas após períodos de chuvas muito intensas e enfraquecem as folhas, secando-as.

Para eliminar a praga dos pulgões, basta ter joaninhas no jardim, pois se dará um controle biológico normal. As joaninhas são predadoras desses parasitas de plantas. Ademais, a infusão de alho é um remédio caseiro eficaz contra essas pragas também. Em relação aos fungos, borrifar as partes afetadas da roseira com uma mistura de leite e água será muito útil para erradicá-los e manter lindas flores vistosas e saudáveis.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies