Como cultivar hortelã em vaso: confira 5 dicas super importantes e benefícios da planta

Planta versátil, deliciosa e de fácil cultivo

Utilizada para dar refrescância aos pratos e também como fim medicinal, a hortelã é uma planta aromática conhecida cientificamente como Mentha spicata. O consumo dessa erva deliciosa e super perfumada é versátil e garante diversos benefícios. Desse modo, ter ela em casa sempre a disposição é muito interessante e fácil. Quer saber, então, como cultivar hortelã em vaso? Confira as 5 dicas que o Blog News Cotidiano do Folha Go preparou nesse sábado (20/09).

Além de simples, esse cultivo é interessante para pessoas que moram em apartamento ou possuem pouco espaço disponível em casa. Assim sendo, não há mais desculpas para não ter uma plantinha tão especial dessas em seu lar.

5 dicas sobre como cultivar hortelã em vaso

Como cultivar hortelã em vaso: confira 5 dicas super importantes e benefícios da planta
Como cultivar hortelã em vaso: confira 5 dicas super importantes e benefícios da planta – Imagem: Divulgação getty images

Cheirosa, benéfica para a saúde e capaz de deixar as receitas muito mais saborosas, o hortelã é de fácil cultivo e perfeito para ser plantado em casa, mesmo em locais pequenos.

Com um pé de hortelã em casa fica muito mais fácil aproveitar todos os benefícios dessa planta incrível.

E por falar em benefícios, podemos destacar diversas vantagens no consumo da hortelã, seja em forma de chá ou nas receitas, tais como ação antisséptica, melhora em quadros de ansiedade, estresse, irritação, facilita a digestão, melhora a saúde do trato urinário, diminui a azia, combate a for de cabeça, quadros de febre e muito mais.

Assim sendo, confira agora mesmo 5 dicas sobre como cultivar hortelã em vaso.

Leia também: Como plantar quiabo: veja as instruções e saiba como retirar a baba

1. Escolha o vaso ideal

Cultivar hortelã em vaso é uma das melhores formas, pois é prática e garante bons resultados, além de não precisar de uma área grande.

Dessa maneira, o vaso ideal deve ter entre 30 e 40 cm de diâmetro. Posicione o vaso, de preferência suspenso.

hortelã no vaso
Veja, o vaso ideal deve ter entre 30 e 40 cm de diâmetro | Canva Pró

2. Faça a drenagem adequada

A drenagem é super importante para ter um pé de hortelã bonito, saudável e verdinho. Sendo assim, a camada mais profunda do vaso em que o hortelã será plantado deve ser a camada da drenagem. Então, coloque argila e carvão vegetal.

Não esqueça de fazer pequenos furos no vaso para a água escorrer.

3. Solo nutritivo

O solo do pé de hortelã deve ser uma mistura de terra normal com substrato. Isso vai permitir que a planta se desenvolva bem.

Além disso, é necessário adubar bem o solo a cada dois meses.

4. Iluminação é super importante

O pé de hortelã necessita de bastante incidência de luz solar. Portanto, posicione o vaso em um local exposto ao sol e com uma boa ventilação.

5. Ofereça bastante água

Para folhas verdinhas e perfumadas, bastante água! No verão faça a rega todos os dias, mas sem deixar o vaso encharcado.

Com todos esse cuidados, 40 dias após o plantio, você já pode usufruir dessa maravilha em forma de planta.

Leia ainda: Como cultivar abacaxi no vaso: confira o passo a passo e veja dicas de cuidado

Veja mais de temperos que são tão benéficos quanto o hortelã para a saúde

Enfim, aprenda tudo sobre esse anti-inflamatório natural que é rico em propriedades naturais para acelerar o metabolismo e muito mais.

 

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...