Ervas daninhas no jardim: veja dicas para eliminar e prevenir o surgimento delas

Espécies que crescem de forma silvestre são indesejadas em jardins; saiba como acabar com esse problema

Quem possui jardim, certamente tem receio de sofrer com o surgimento de ervas daninhas e, por essa razão, é fundamental saber como eliminar esse tipo de planta que cresce de maneira inapropriada e pode causar danos graves às outras plantas. O blog News Cotidiano traz uma série de dicas para eliminar e prevenir o surgimento delas. Veja no post de hoje (24/09).

As ervas daninhas nada mais são do que aquelas plantas que crescem de forma silvestre em qualquer local. Isto é, sem que tenham sido plantadas por ninguém.

Em um jardim, elas possuem um poder de causar má impressão visual, na maioria dos casos por crescerem de forma feia, além de dificultar o controle da pessoa que está tomando conta desse espaço.

como eliminar ervas daninhas do jardim
Como eliminar ervas daninhas do jardim (Canva Pro)

Elas podem ser qualquer espécie, desde que tenham crescido de maneira silvestre em um local onde literalmente não foi chamada. Quando surgem, conseguir remove-las deve ser a maior prioridade do jardineiro.

Como eliminar ervas daninhas do jardim?

As ervas daninhas quando surgem no jardim causam uma tremenda dor de cabeça para quem está cuidando. Eliminá-las, de fato, dá trabalho, porque em muitos casos elas crescem pegadas ao caule de alguma árvore, dificultando ainda mais sua retirada.

Para eliminá-las, existem alguns métodos recomendados por especialistas em jardinagem. Alguns deles são bem diferentes dos outros. Confira abaixo:

Arranque manual da raiz da erva daninha

Sim, não é nada fácil conseguir remover a erva daninha de maneira manual e é necessário tomar cuidado para não se ferir nesse processo.

É preciso arrancar a raiz do problema, literalmente, e não só o caule, pois assim ela continuará crescendo normalmente. O ideal é que seja feito por um profissional.

Herbicidas

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que o uso de produtos químicos pode gerar problemas para outras plantas que não tem nenhuma relação com o problema.

Portanto, usar herbicidas para matar ervas daninhas deve ser feito de maneira cuidadosa, somente na planta que deseja eliminar. Também é importante ser feito por um profissional.

Opções caseiras e simples

Água fervente do cozimento de legumes: atua como um herbicida poderoso contra as ervas daninhas, pois dificultará que os matinhos continuem crescendo.

Água fervente do cozimento de massas: assim como no exemplo acima, também se trata de um truque antigo e bastante eficiente sobre ervas que nascem no gramado.

Vinagre branco: tem atuação direta nas raízes, podendo eliminá-las em três dias caso aplicado da maneira certa.

Sal: tem ação herbicida para eliminação e prevenção.

Farinha de milho: também se trata de um herbicida natural potente que controla a germinação das sementes das ervas daninhas.

Como se prevenir de novas ervas daninhas?

Para erradicar de uma vez por todas, o primeiro passo sempre será a prevenção delas, pois quando falamos em erva daninha não existe defesa melhor do que se prevenir.

Para isso, a técnica apropriada para evitar o desenvolvimento dessas espécies é manter a grama do jardim em boas condições e bem nivelada, com corte regular. Assim, certamente impedirá a degradação do solo e a germinação de matagal.

Utilizar uma camada de matéria orgânica estendida sobre a terra também dificulta a aparição das ervas.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Quer saber mais sobre o adubo orgânico? Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você:

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...