Saiba como eliminar formigas das plantas usando receitas caseiras

Remédios naturais possuem alto poder contra formigas

Formigas são insetos que quando aparecem em colônias em jardins e hortas se tornam pragas e, por isso, é necessário saber como eliminar elas sem prejudicar as plantas. Confira hoje (20/09) no blog News Cotidiano, uma receita caseira que será imbatível contra os insetos.

Primeiramente, é fundamental entender que nem todos os tipos de formigas costumam atacar as plantas. No entanto, as espécies conhecidas como “formigas-cortadeiras” tendem a cortar pedaços das plantas e leva-los para formigueiros.

Essas precisam ser combatidas com urgência, pois com o passar do tempo o número delas só tende a aumentar. Afinal, formigas são insetos que costumam viver e procurar alimentos em grandes grupos.

Para se livrar delas, é importante também ter em mente que não é preciso agredir o solo, e tampouco, prejudicar as plantas com produtos químicos. Por isso, existem receitas caseiras que ajudarão a se livrar desse tipo de praga em seu jardim. Ora, leia em detalhes no tópico abaixo.

Saiba como eliminar formigas das plantas usando remédio caseiro
Saiba como eliminar formigas das plantas usando remédio caseiro (Foto: Canva Pro)

Como eliminar formigas das plantas com receitas caseiras

Então, saiba que não há necessidade adquirir produtos químicos que podem ser agressivos às plantas. Tampouco, é preciso gastar muito para obter remédios eficazes contra formigas.

Portanto, com produtos baratos e que qualquer pessoa possui em casa, já será possível combater a presença dessas invasoras.

Leia também: Como cultivar a planta jiboia no banheiro para decorar o ambiente

Dica 1: Água com alho

Triture alguns dentes de alho e adicione-os a um recipiente fechado com água. Logo, deixe a solução em repouso por pelo menos 24 horas.

No dia seguinte, leve a solução ao fogo por um período de 15 minutos. Aliás, a ideia é de potencializar a ação ao esquentá-la.

Por fim, coloque a mistura obtida em um pulverizador e borrife em todos os locais atacados por formigas. Os compostos de enxofre e o cheiro do alho irão incomodá-las.

Dica 2: Borras de café no solo

Utilizando borra de café usado, do tipo não-solúvel, estará enriquecendo o solo e afastando as formigas. Outra dica é espalhar as borras de café pelo jardim.

Nesse caso, as formigas operárias serão confundidas pelo cheiro do café, fazendo com que elas percam o olfato. Porém, essa ação costuma demorar algum tempo para gerar efeito.

Dica 3: Como eliminar formigas com gergelim

Já uma dica mais agressiva contra as formigas é usar gergelim. Inclusive, essa planta é altamente tóxica para os fungos que as formigas cultivam e se alimentam. Enfim, sendo capaz de eliminar todo um formigueiro.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico? Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Quer saber mais sobre o adubo orgânico? Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você:

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...