Confira o jeito mais simples de plantar tomate em casa; veja o passo a passo

Plantar tomate é mais simples do que você imagina. Confira!

Foto do revisor (Nicole Ribeiro)
Revisado por: (Nicole Ribeiro)
Anúncio


Rio de Janeiro, 20 de maio, por Mayan Braga – O tomate é, sem sombra de dúvidas, um dos alimentos mais consumidos na mesa dos brasileiros. Seja em saladas, molhos, pratos frios ou quentes, ele se destaca por dar uma base de sabor bem característico a cada um deles.

Continua depois da publicidade

Porém, você sabia que é possível cultivar o tomate de forma simples em casa? E, no mais, você ainda pode economizar no mercado, tendo um cultivo próprio desse alimento. Assim, veja agora o passo a passo que o Blog Casa e Macete do Folha Go preparou para que você faça o plantio e aproveite todos os seus benefícios!

Veja também: Como Fazer Para Plantar Chicória Em Casa? Veja Os Benefícios Do Consumo Dessa Hortaliça
Que tal plantar tomate em casa? Veja o passo a passo e inicie hoje mesmo o cultivo!
O tomate é um dos melhores alimentos para se cultivar em casa, seja em canteiros ou em vasos. Isso porque, além de tê-lo sempre à disposição na horta, a sua produção se dá de maneira constante, ou seja, várias vezes ao ano.

Continua depois da publicidade

Além disso, de acordo com o Portal Uol, em matéria de Samantha Cerquetani em 07/2019, o consumo regular do tomate traz benefícios únicos à saúde. Por conter altos índices de vitamina C e uma substância chamada licopeno, que dá origem à cor vermelha do alimento, ele se torna um poderoso antioxidante, que previne o envelhecimento precoce e processos inflamatórios no corpo.

Continua depois da publicidade

Além disso, ele contém vitaminas A, K e B, e minerais como fósforo, potássio, cálcio e ferro, que auxiliam na prevenção de doenças ósseas, musculares e do coração. Por isso, que tal ter todos esses benefícios à sua disposição em casa? Veja agora o passo a passo para o cultivo!

Confira o jeito mais simples de plantar tomate em casa; veja o passo a passo Confira o jeito mais simples de plantar tomate em casa; veja o passo a passo Fonte: Canva.
Instruções de cultivo
Local e solo adequados
O pé de tomate requer um local iluminado para se desenvolver. Do mesmo modo, o solo para cultivo deve ser fértil, bem drenado e com adubo orgânico (de preferência húmus de minhoca) e terra.
Passo a passo do plantio

Deixe cerca de 20 sementes de tomate secando ao sol, por aproximadamente 3 dias;
Forre uma caixa de feira com um saco plástico grande (aqueles pretos, de lixo). Por cima dele, coloque um pouco de argila expandida, que ajudará a filtrar a umidade da irrigação;
Por cima da argila, coloque um pedaço de pano ou uma manta de bidim, de forma que ela fica toda coberta;
Em seguida, despeje o substrato preparado com terra, adubo orgânico e areia até a metade da caixa;
Por fim, com os dedos, faça cerca de 6 pequenas covas de aproximadamente 1cm de profundidade. Coloque de 2 a 3 sementes de tomate em cada uma; cobrindo –as com cuidado, sem compactar a terra. Regue em seguida.
Mantenha a irrigação diariamente, 1 vez ao dia, sempre no início da manhã ou no final da tarde. Cuidado para não encharcar o solo.

Assim, dentro de aproximadamente 90 dias, você já terá um cultivo bem desenvolvido de tomates! Quando a planta atingir 30cm de altura, coloque estacas para prendê-la rente ao solo!

E aí, gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Como Fazer Para Plantar Laranja No Quintal De Casa? Veja O Passo A Passo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais