Serasa pode cobrar dívida prescrita? Entenda o que acontece

Seja em momentos de dificuldade financeira, falta de planejamento financeiro para que a receita mensal cubra todas as despesas, enfim, há alguns motivos que podem levar ao endividamento e até a inadimplência com nome negativado.

Anúncio


Ponta Grossa, 27 de março de 2022 ─ Serasa pode cobrar dívida prescrita ─ Para quem teve seu nome negativado devido ao não pagamento de uma divida, saiba que essa situação não é permanente. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado compartilha as informações.

Serasa pode cobrar dívida prescrita?

Seja em momentos de dificuldade financeira, falta de planejamento financeiro para que a receita mensal cubra todas as despesas, enfim, há alguns motivos que podem levar ao endividamento e até a inadimplência com nome negativado.

1- O que é uma dívida prescrita?

De acordo com o Serasa, a dívida prescrita pode sim ser cobrada. Entretanto, o SOS consumidor diz que uma dívida prescrita não pode ser cobrada. A prescrição de uma dívida acontece, de forma geral, quando após cinco anos da data de vencimento a dívida não foi paga.

Uma dívida prescrita está relacionada ao prazo para que seja paga por meios judiciais. Acontece da seguinte forma: se uma pessoa deve para uma empresa uma conta que já passou do prazo de pagamento acordado durante a contratação do serviço ou produto, a empresa poderá solicitar formas para cobrar ao consumidor.

Uma delas é a justiça, que pode deixar o consumidor com o nome inadimplente. Entretanto, após cinco anos, se a dívida não for paga, mas também não for cobrada, o consumidor se torna regular novamente.

Continua depois da publicidade

Veja também: Pagamento de dívida de falecido; entenda a questão financeira

Continua depois da publicidade

2- Sou obrigado a pagar dívida prescrita?

Serasa pode cobrar dívida prescrita?
Serasa pode cobrar dívida prescrita?- Foto: Canva

Passado um período de cinco anos a partir do vencimento de uma dívida, quando ela não foi cobrada por meios judiciais, torna-se prescrita. A partir de então, o devedor não têm mais obrigação legal de pagar. Após esse período a dívida não pode mais ser cobrada na justiça, protestada em cartório, ou cadastrada no SPC e Serasa.

Depois de passados cinco anos do vencimento de uma dívida, está também não pode ser motivo de negativação ou inadimplência em órgãos de restrição de crédito. Não devem influenciar também no score ou limitar o crédito do consumidor no mercado.

3- Dívida prescrita ainda pode ser cobrada?

O Serasa ou qualquer outro órgão de restrição de crédito não pode fazer a cobrança de uma dívida prescrita. No entanto, isso não tira do cobrador o direito de receber, só que agora, por meios extrajudiciais.

Isso mesmo, passados os cinco anos do vencimento da dívida, quando se torna prescrita, o devedor não têm obrigação de pagar, mas o credor ainda tem direito de receber. Isso pode ser feito de forma amigável e extrajudicial.

4- Cobrança amigável

A partir da prescrição da dívida, a cobrança deve ser feita de forma administrativa. Por meio de e-mails, cartas, ligações, mensagens de textos. Há inclusive, empresas terceirizadas que atuam exclusivamente na negociação para pagamento de dívidas prescritas, com objetivo de fazer um acordo para que ao menos uma parte seja paga.

Veja também: Como sair das dívidas de empréstimos? Entenda as orientações financeiras

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...