13° dos aposentados: confira últimas notícias e veja quando receberá

Tem direito ao benefício quem recebe remuneração do INSS. Isto é, aposentados, pensionistas e quem se beneficia de auxílios como por doença, aposentadoria, reclusão e salário-maternidade.

Anúncio


O 13° dos aposentados está próximo de acontecer! Por isso, hoje (12/04) o Guia do Ex-Negativado traz as últimas notícias sobre o pagamento extra.

Conforme o calendário do INSS, o pagamento do décimo terceiro deveria ocorrer em agosto (1ª parcela) e em novembro (2ª parcela).

Contudo, assim como ocorreu em 2020 e 2021, neste ano haverá antecipação do benefício para o primeiro semestre. Abaixo, veja valores e datas.

Quem tem direito ao 13° dos aposentados?

Tem direito ao benefício quem recebe remuneração do INSS. Isto é, aposentados, pensionistas e quem se beneficia de auxílios como por doença, aposentadoria, reclusão e salário-maternidade.

No caso do salário-maternidade, contudo, somente recebe do INSS quem não tem emprego. Para trabalhadoras quem faz o pagamento é o empregador, que depois recebe restituição da Previdência.

Continua depois da publicidade

Ainda, os beneficiários de BPC (Benefício de Prestação Continuada) não recebem o décimo terceiro. Por isso, são excluídos do rol de beneficiários.

Continua depois da publicidade

Confira datas do 13° dos aposentados

O pagamento do benefício ocorre em duas partes. Assim, a primeira ocorrerá entre abril e maio; a segunda, então, entre maio e junho.

O pagamento ocorrerá junto à liberação do benefício mensal. Ou seja, nos pagamentos referentes aos meses de abril e maio os beneficiários recebem a remuneração normal do INSS mais o valor do décimo terceiro.

Portanto, o pagamento do 13° dos aposentados segue o calendário normal do INSS:

13° dos aposentados
13° dos aposentados terá pagamento junto aos benefícios de abril e maio. – Foto: Gov.br

Datas para quem se aposentar após data da antecipação do décimo terceiro salário do INSS

13º dos aposentados
13º dos aposentados / Fonte: Canva Pro

Por outro lado, quem aguarda análise de pedido de benefício ao INSS também receberá o 13° dos aposentados, mesmo que se aposente (ou passe a receber outros benefícios) após a antecipação do pagamento.

Nesse caso, então, o pagamento ocorrerá em dezembro. Assim, recebe-se o valor junto ao benefício correspondente a última remuneração do ano.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Dessa forma, clique e confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...