Como antecipar o FGTS? Confira como funciona

É possível antecipar 2 ou mais parcelas do saque-aniversário

Anúncio


Como antecipar o FGTS? Quem optou ou pretende optar pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia pode recebê-lo ontem. Hoje, 21 de fevereiro, entenda como funciona.

O Fundo de Garantia é um direito de todos os trabalhadores formais. Ele é pago inteiramente pelo empregador e corresponde ao valor de 8% do salário.

Apesar disso, contudo, o valor fica restrito a uma conta na Caixa Econômica. E ela somente permite a movimentação em situações específicas. Por isso, a antecipação pode ser uma maneira de garantir uma grana extra.

Como antecipar o FGTS?

como antecipar o FGTS
Como antecipar o FGTS? Confira como funciona – Foto: Canva

A antecipação corresponde a um empréstimo a juros baixos e ocorre diretamente com um banco. Dessa forma, a instituição bancária libera um valor para o trabalhador.

Essa quantia corresponde aos valores que o cidadão receberia com os próximos pagamentos do saque-aniversário.

Continua depois da publicidade

Uma vez que há garantia de que o FGTS será liberado no mês de nascimento do trabalhador, então o saque-aniversário é quem garante o empréstimo.

Continua depois da publicidade

Dessa maneira, ao invés de sacar uma parcela do Fundo de Garantia uma vez ao ano o trabalhador recebe duas ou mais parcelas de uma só vez ao antecipar o FGTS.

Os pagamentos anuais, então, direcionam-se diretamente ao banco que antecipou os valores. O trabalhador volta a receber anualmente assim que quitar os valores adiantados.

Quem pode antecipar o FGTS?

Todos os trabalhadores que tenham aderido ao saque-aniversário. Ou, então, quem ainda pretende aderir à modalidade. Contudo, vale lembrar que cada banco tem suas próprias regras.

Além disso, tenha em mente que a adesão ao saque-aniversário impede o saque do saldo de FGTS em caso de dispensa sem justa causa. Ainda, somente é possível cancelar a inscrição após 2 anos.

Quais bancos permitem a antecipação do FGTS?

Dentre os bancos que permitem antecipar o FGTS, estão: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Pan, BMG, C6, Itaú, Daycoval, Facta Financeira, J. Safra, Sicredi e Mercantil do Brasil.

Como antecipar o FGTS com o banco?

Basta entrar em contato com a instituição bancária e se informar sobre as regras. Alguns bancos permitem a antecipação de 3 parcelas ou mais.

Outros, ainda, requerem valor mínimo. Portanto, as normas variam de acordo com cada instituição, pois se trata de um produto financeiro.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...