Como dar entrada no auxílio-doença online? Veja os passos

Benefício pode ser requerido pelo Meu INSS

Anúncio


Quem está temporariamente incapacitado de prestar serviços pode dar entrada no auxílio-doença pela internet. Assim, garantir o recebimento de uma renda mensal paga pelo INSS. Confira hoje, 10 de março, como requerer.

Esse benefício, atualmente, leva o nome de auxílio por incapacidade temporária. Para recebê-lo o trabalhador precisa ter sido afastado do trabalho em razão de doença por ao menos 15 dias.

Além disso, não é necessário que os 15 dias estejam todos em um só atestado. A soma de atestados de um período de tempo também dá acesso ao benefício. Abaixo, então, veja como pedi-lo.

Como dar entrada no auxílio-doença online?

dar entrada no auxílio-doença
Como dar entrada no auxílio-doença online? Veja os passos – Foto: Canva

É bastante simples. Para isso basta acessar o Meu INSS, disponível como aplicativo e também em site. Além de encaminhar o pedido, também será necessária uma perícia médica.

Ela determina se o trabalhador realmente está incapaz de prestar serviços. Assim, indica um tempo de afastamento para a recuperação dele. Por isso, é necessário marcá-la.

Continua depois da publicidade

Somente após a realização desse perícia é que começa a contar o prazo do INSS para dar resposta ao pedido. Ele é de 45 dias, embora as filas de pedidos tendam a aumentá-lo.

Continua depois da publicidade

Passo a passo para dar entrada no auxílio-doença

Confira, então, como pedir o benefício ao INSS:

  • Entre no Meu INSS e faça login com senha;
  • Logo depois, no menu à esquerda da página clique em “Agende sua perícia” > “Agendar Novo”. Caso você já receba o benefício e queira prorrogá-lo, clique em “Agendar Prorrogação”;
  • Conclua o pedido e, depois, compareça à perícia conforme data, horário e local informados no formulário de agendamento.

Aliás, lembre-se de levar seus documentos médicos na perícia, após dar entrada no auxílio-doença. Por exemplo, atestados, laudos e exames que tenha feito.

Você pode acompanhar o resultado da perícia dentro do Meu INSS. Basta entrar em “Requerimentos” e “Resultado de Requerimento/Benefício por incapacidade”.

Assim, caso ela seja positiva o INSS dá continuidade à análise do pedido de auxílio doença. Basta aguardar a conclusão e o início dos pagamentos.

Por fim, o pagamento ocorre pelo tempo informado na carta de concessão. Contudo, caso a doença permaneça, basta requerer a prorrogação nos mesmos passos acima.

Mas cuidado! O período para dar entrada na prorrogação do auxílio-doença corresponde aos 15 últimos dias de pagamento antes da data de suspensão prevista.

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Ao mesmo tempo que executa outras atividades de sua rotina, é sim totalmente possível ter outra fonte de renda que garanta uma grana pingando com frequência em sua conta.

Essa possibilidade de expandir seus ganhos sem que necessariamente precise aumentar o seu trabalho, recebe o nome de: renda passiva.

A ideia, portanto, é ter uma grana pingando mesmo que você esteja descansando, de férias ou, quem sabe, trabalhando em outra coisa.

E é sobre isso que falaremos no vídeo de hoje. Apresentaremos as chances possíveis de se fazer uma graninha extra ou, quem sabe, sua principal renda. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...